II Conferência Regional debateu os direitos da pessoa idosa, em Chapecó

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Quilombo e a Comissão Regional do Idoso – CRI/Oeste promoveram nesta semana, em Chapecó, a II Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, no Salão de Atos da Unochapecó. O tema central do evento foi "Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – RENADI: Avanços e Desafios".
Nove eixos temáticos foram discutidos: RENADI – Compreensão e perspectivas; ações para efetivação dos direitos da pessoa idosa quanto à promoção e defesa da pessoa idosa; violência contra idosos; a saúde da pessoa idosa; previdência e assistência social à pessoa idosa; assistência social; educação, cultura, esporte e lazer para os idosos; gestão, participação e controle social; e financiamento.
Os objetivos da Conferência foram avaliar o processo de reestruturação e construção da RENADI – Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa na região, identificando as metas cumpridas, os avanços e desafios do processo de implantação das políticas destinadas a garantir os direitos da pessoa idosa do Plano Nacional, e/ou Estadual, de Deliberações da I Conferência do Idoso; apresentar com base na avaliação efetuada da RENADI, as prioridades em relação às deliberações incorporadas e não incorporadas do Plano Nacional, e/ou Estadual, de Deliberações da I Conferência do Idoso, acrescidas ou não de novas demandas; e eleger delegados para a II Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina.
Participaram do evento cerca de 120 pessoas representando a sociedade civil e o setor público escolhidos nos municípios pertencentes às SDR's de Chapecó e de Quilombo, além dos municípios de Águas de Chapecó, São Carlos e Pinhalzinho.
A primeira palestra, "Rede Nacional de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa", foi proferida pela conselheira estadual do idoso, Edi Mota Oliveira e na seqüência o tema "Envelhecimento, sociedade contemporânea e desenvolvimento", foi conduzido pelo professor e doutor em Ciência do Movimento Humano da Unochapecó, Clodoaldo Antonio de Sá.
Ainda no período da manhã ocorreram os encaminhamentos para trabalho em grupos por eixo temático. À tarde, após a conclusão dos trabalhos em grupo, houve a plenária final, com apresentação e votação das propostas. Também foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual do Idoso.
Fonte: MB Comunicação