Cidema amplia ações para fortalecer o Mercado Público Regional

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), que tem como presidente o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, está ampliando as ações para fortalecer o Mercado Público Regional (MPR), em Chapecó, inaugurado há cinco meses.
O programa de desenvolvimento da comunicação interna prevê curso de capacitação para atendentes e melhoria no relacionamento com os clientes. Também está sendo investido na organização da base de produção para que os municípios estejam preparados para fornecer os melhores produtos para comercializar no Mercado Público.
O secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig, salienta que está sendo desenvolvido um projeto-piloto com os municípios de Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Guatambu, São Carlos, Águas de Chapecó e Nova Itaberaba para viabilizar a comercialização de produtos de origem animal no Mercado Público, com adesão ao SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
No espaço cultural do MPR está a Mostra de Produtos dos Cursos de Artesanato da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (Mesomercosul) e o Sesc está expondo a Máquina do Tempo.
Ainda neste mês de maio será mobiliado o auditório para 50 pessoas que estará a disposição das entidades da região para realização de reuniões, cursos, treinamentos e atividades diversas. O Instituto Saga já está instalado no MPR para auxiliar na organização dos municípios. Outra instituição que irá se abrigar nas dependências do Mercado Público será o escritório do MAPA – Ministério de Abastecimento, Pecuária e Agricultura, e a prefeitura de Chapecó está iniciando o processo de licitação para as empresas que desejam se instalar na praça de alimentação.
"Todos os nossos esforços são no sentido de aumentar a circulação de pessoas pelo Mercado Público. Desde o início sabíamos que é um projeto inovador e desafiador, mas acreditamos na viabilização do empreendimento", ressalta o administrador do Merco Público, Luiz Alberto Nottar.
O empreendimento pertence a 17 municípios da microrregião da Amosc e está aberto de segunda a sábado, das 9 às 21 horas. Os municípios integrantes do MPR são Chapecó, Serra Alta, Sul Brasil, Águas Frias, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Cordilheira Alta, Quilombo, Águas de Chapecó, Coronel Freitas, Nova Erechim, São Carlos, Nova Itaberaba e União do Oeste.

Fonte: MB Comunicação