Municípios catarinenses recebem premiação na Marcha

Dayane Nunes – ASCOM/FECAM
Brasília (DF)

Os municípios de Anitápolis, São Bento do Sul, Novo Horizonte, Salto Veloso, Rancho Queimado, Videira, Arvoredo, Timbó, Sul Brasil e Nova Trento são as dez cidades catarinenses que obtiveram melhores desempenhos no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS). Os prefeitos foram premiados nesta terça-feira (15), durante a 11ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece no Centro de Convenções do Blue Tree Park Hotel, em Brasília.

A CNM premiou os dez municípios de cada estado melhores colocados no IRFS. O município de Anitapólis foi o sexto colocado e o primeiro do Estado no ranking das 100 melhores cidades classificadas. Segundo o prefeito de Anitapólis, Saulo Weiss, é a segunda vez que o município é apontado como referência nacional em gestão pública. Por ter sido, a cidade catarinense melhor colocada no IRFS, a prefeitura recebeu do Banco do Brasil, uma certificação digital. Como é o caso de Timbó, recebe o prêmio pela terceira vez.  "

"Este prêmio é muito importante para o município, principalmente porque somos uma cidade pequena que é referência nacional no cumprimento da LRF. Os setores da contabilidade e de compras mantém periodicamente relatórios de prestação de contas, para que o prefeito possa acompanhar a gestão financeira da prefeitura", disse o prefeito de Anitapólis.

O IRFS foi criado pela CNM para medir anualmente o desempenho dos municípios em relação à responsabilidade fiscal, social e de gestão. Na solenidade, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou que o IRFS avaliou o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e outros 16 diferentes índices, tais quais, informações nas áreas social, fiscal, contábil e financeira. Os dados avaliados foram do Tesouro Nacional.

"Não é apenas uma premiação, os municípios que se destacaram no índice receberam boas notas em diferentes áreas, foi um somatório", destacou.