Amosc apóia debate sobre Rio Uruguai e Aqüífero Guarani em Sul Brasil

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o Fórum Parlamentar do Programa Pró-Rio Uruguai e Aqüífero Guarani e as secretarias de Estado do desenvolvimento econômico sustentável e de desenvolvimento regional de Chapecó promovem no dia 25 de abril, a partir das 8h30, no Salão do Centro dos Idosos do município de Sul Brasil, o debate do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e Aqüífero Guarani.
Na ocasião será assinado protocolo de intenções de um projeto piloto de revitalização de mananciais, recuperação de mata ciliar e saneamento básico para o município de Sul.
A programação prevê abertura oficial com a presença do presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia, do deputado Renato Hinnig, dos secretários de Estado Onofre Santo Agostini e Luciano Buligon e do prefeito de Sul Brasil e presidente da Amosc, Delci Valentin.
Às 9h45, o secretário executivo e geólogo do DEINFRA/SC, Victor Hugo Froner Bicca, explicitará o decreto 1.142/2008, que cria o Programa de preservação do Rio Uruguai e Aqüífero Guarani. Às 10h30, o licenciado em ciências agrícolas, Marcos Hentz, fará a apresentação do diagnóstico do município de Sul Brasil; seguido da apresentação do projeto-piloto para revitalização da mata ciliar, pelos engenheiros agrônomos Geri Marcos Signor e Ivandro Vitor Moter, da Epagri.
Às 11h05, o promotor de justiça da Comarca de Modelo, Eduardo Sens dos Santos, falará sobre "Ministério Público: Qual seu papel em relação ao Meio Ambiente".
No período da tarde, às 13h30, o diretor de recursos hídricos da SDS, engenheiro agrônomo Flavio René Victoria, abordará o "Plano Estadual dos Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina"; às 14h10, o presidente da FATMA, Carlos Kreuz, falará sobre "O Código Ambiental: o que vai contribuir no meio ambiente"; às 14h50, o biólogo e professor da Unoesc Joaçaba, Anderson Guzzi, abordará "Pesquisa Aplicada na preservação de recursos hídricos catarinenses"; às 15h30, a gerente de planejamento e educação ambiental da SDS, Maria de Lurdes Capponi, prelecionará sobre "Educação ambiental X lixo X cidadania".
Das 16 às 16h30 haverá debate sobre os assuntos anteriores e às 16h35, está prevista a apresentação e assinatura do protocolo de intenções entre BID e o município de Sul Brasil, para o Programa Pró Rio Uruguai e Aqüífero Guarani.
Fonte: MB Comunicação