Mesomercosul fecha ano de 2007 com resultados positivos

A diretoria da Mesomercosul integrada por Célio Bonetti, Márcia Regina Sartori Damo e Zeferino Perin, reuniu-se em Brasília, durante o II Encontro Nacional das Mesorregiões, e avaliou as realizações do ano de 2007. A conclusão apontou resultados positivos, destacando cinco pontos.
A realização do 2° Integrasul realizado em Erechim/RS, nos dias 26 e 27 de abril, com 480 participantes, dos três estados do Sul, reuniu autoridades federais, estaduais e especialistas. Ocorreram palestras e debates sobre o que há de mais significativo e atual, em espertize sobre o desenvolvimento regional.
Os projetos de desenvolvimento regional em andamento tiveram continuidade, e novos projetos foram implantados. Destaque para Fortalecimento de agroindústrias Familiares, Desenvolvimento de APL de Móveis, Sinalização Turística na Região da Missões Jesuíticas, Fortalecimento da Piscicultura, Fortalecimento da Vitivinicultura, Lapidação e Artesanato Mineral, Apoio ao Setor Lácteo, Apoio à Expansão da Fruticultura, apoio ao Artesanato, Apoio à Agroindústria Familiar 2006, Revisão/Atualização do Plano de Ação da Mesomercosul, Apoio à realização do 2° Seminário Integrasul, Centro de Formação do segmento de Jóias e Gemas no Paraná, Centro de Formação do APL de confecção no Paraná, Capacitação e aquisição de equipamentos para o desenvolvimento do artesanato em Santa Catarina e Desenvolvimento da Cadeia produtiva do leite no oeste de SC.
Foi elaborado o novo Plano de Ação, definindo as linhas estratégicas, objetivos, programas e projetos considerados estruturantes para o desenvolvimento da mesorregião. Na seqüência, equipes técnicas passaram a elaborar diversos projetos de abrangência mesorregional, focalizados nas cadeias produtivas do leite, turismo, fruticultura e inclusão digital.
"Um dos projetos de maior destaque neste foi é a criação da Universidade Federal da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul. Esta iniciativa que teve sua origem nos movimentos sociais buscou ajuda do Fórum para sua realização", explica Márcia Damo.
Na decisão para a criação da Universidade teve peso decisivo a territorialidade já institucionalizada da Mesomercosul, uma vez que, isoladamente às regiões de cada estado não teriam dobrado êxito, conforme dito reinterada vezes pelo Ministro da Educação. Da mesma forma a prática de diálogo, o intercâmbio e a cooperação entre os atores sociais dos três estados, que denominamos federalismo cooperativo foi outro fator determinante.
Para o presidente do Fórum da Mesomercosul, Célio Bonetti, "a institucionalização da Mesorregião e a inclusão do Programa das Mesorregiões no PPA-2007/2011 é outra conquista importante que contou com especial atuação da secretária de Programas Regionais, do Ministério da Integração Nacional, Márcia Damo", ressalta.