Sebrae promove Seminário de apresentação de resultados na Amosc

Prefeitos, secretários municipais e técnicos de nove prefeituras estiveram reunidos na sede da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) nesta sexta-feira, para a apresentação dos resultados da primeira etapa do Programa de Gestão Pública Orientada para Qualidade que o Sebrae/SC desenvolve nas prefeituras de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caibi, Guatambu, Quilombo, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Saudades e na secretaria de educação de Chapecó.
Na oportunidade foi apresentado o caso de sucesso da prefeitura de Panambi, município do Rio Grande do Sul, com 33 mil habitantes, localizado no planalto médio gaúcho, conhecido como a cidade das máquinas por ser um pólo metal-mecânico de destaque devido ao diversificado parque industrial.
O prefeito de Panambi, Delmar Hinnah, explanou sobre como o programa de gestão pública de qualidade está transformando os municípios gaúchos e o que Panambi fez para atingir o grau de Medalha de Bronze, nível I, dentro da classificação adotada pelos municípios que vão cumprindo metas estabelecidas pelo programa.
Em Santa Catarina, o Sebrae/SC disponibiliza às prefeituras municipais participantes as ferramentas de gestão pela qualidade e estimula a participação no concurso de premiações do Movimento Catarinense de Excelência (MCE).
"Esse programa gera otimização de recursos, redução de desperdícios, planejamento e monitoramento de processos e especialmente, implantação de indicadores de resultados que são constantemente monitorados e melhoria a eficiência e a eficácia da gestão pública", explica o agente articulador do Sebrae/SC, Enio Parmegianni.
Nesta primeira etapa (2006/2007), o investimento foi de R$ 120 mil reais, sendo 50% das prefeituras e 50% do Sebrae/SC.
O prefeito de Águas Frias, Rui Rolim de Moura, ressaltou que a participação no programa está melhorando a qualidade de vida da população. "Nosso objetivo é fomentar o crescimento fortalecendo as empresas existentes e incentivando o comprometimento tanto dos funcionários públicos quanto da população. É possível crescer evitando problemas futuros, principalmente na área social", explicou.
Fonte: MB Comunicação