Produtores rurais conhecem Mercado Público Regional em Chapecó

Os produtores rurais e os representantes dos municípios participantes do Mercado Público Regional – idealizado e administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) – estão visitando diariamente as dependências do MPR e, principalmente, o local a eles destinado.
O produtor de Quilombo, José Francisco Both, é um dos que a partir de meados de novembro, quando o Mercado Público Regional será inaugurado, passará a comercializar seu produto para comunidade de Chapecó e região. Nesta semana, Both visitou o Box de Quilombo e demonstrou empolgação pela oportunidade de mostrar para os consumidores a sua marca.
José Francisco Both faz parte de uma associação de famílias de Quilombo que produzem cerca de mil quilos de queijo mussarela por semana, com a marca Terra Nativa, comercializada pela Cooperativa das Agroindústrias dos Agricultores Familiares de Quilombo e Região (COOESTA), filial 2. O produto já é consumido pela população de Chapecó em diversos restaurantes. "Mas agora as pessoas vão conhecer a nossa marca e a nossa qualidade. Todos vão saber que somos nós que produzimos esse queijo", comemora Both.
Para a coordenadora do artesanato da região da Amosc, Nara Dadalt, o Mercado Público Regional será uma grande vitrine para os artesãos. O artesanato estará presente em todos os box's do MPR já que em todos os municípios a produção é forte e organizada. "Essa oportunidade de divulgar os trabalhos dos nossos artistas está aumento a auto-estima das pessoas. Tenho certeza que as pessoas vão se surpreender com o que será colocado a venda nos box's", antecipa Nara.
O pré-lançamento do Mercado Público está previsto para o período da Efapi 2007, que ocorrerá de 5 a 14 de outubro, em Chapecó, e a inauguração deverá ocorrer na segunda metade do mês de novembro de 2007.
Já visitaram o MPR os municípios de Caxambu do Sul, Nova Itaberaba Guatambu, Coronel Freitas, Santiago do Sul, Planalto Alegre, Quilombo, Águas de Chapecó e Cordilheira Alta.
No dia 4 de setembro, terça-feira, às 9 horas, será a vez dos produtores de União do Oeste; dia 5/09, às 9 horas, São Carlos; dia 6/09, às 9 horas, Nova Erechim; 11/09, às 9 horas, Serra Alta; 12/09, às 9 horas, Formosa do Sul; dia 13/09, às 8h30, será a equipe de Chapecó; 18/09, às 9 horas, Sul Brasil; 19/09, às 9 horas, Águas Frias; e no dia 20 de setembro a última reunião com a equipe de Chapecó, às 8h30.
Pelo planejamento Chapecó, Cordilheira Alta e Coronel Freitas ficarão no pavilhão um, onde os box's são maiores e não há mezanino. "Essa decisão foi tomada em função de distância dos outros municípios que irão precisar de local para estoque, o que somente tem no pavilhão dois, onde serão acomodados os demais 14 municípios", explicou a consultora do Sebrae/SC, Ana Paula Vivian.
Para a ocupação dos espaços da área interna, onde serão instalados um restaurante e três lanchonetes, a Prefeitura de Chapecó utilizará a modalidade concorrência pública.
Os municípios integrantes do MPR são Chapecó, Serra Alta, Sul Brasil, Águas Frias, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Cordilheira Alta, Quilombo, Águas de Chapecó, Coronel Freitas, Nova Erechim, São Carlos, Nova Itaberaba e União do Oeste.

Fonte: MB Comunicação