Municípios iniciam visitas ao Mercado Público Regional em Chapecó

Os representantes dos municípios participantes do Mercado Público Regional – idealizado e administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) – iniciaram, nesta semana, as visitas para apresentação das instalações, da logomarca e das questões relacionadas a gestão do mercado. A primeira equipe a conhecer o box que irá ocupar foi de Caxambu do Sul. O pré-lançamento do Mercado Público está previsto para o período da Efapi 2007, que ocorrerá de 5 a 14 de outubro, em Chapecó, e a inauguração deverá ocorrer na segunda metade do mês de novembro de 2007.
A consultora do Sebrae, Ana Paula Vivian, conduziu a apresentação que contou com a presença de produtores, artesãos, técnicos da secretaria municipal de agricultura de Caxambu do Sul, do engenheiro agrônomo da Epagri, Ivan Chapeinotto, do secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig, e do representante da prefeitura de Chapecó, Luiz Alberto Nottar.
O cronograma para visitação do Mercado Público Regional prossegue até 20 de setembro. Ainda no primeiro dia a equipe de Nova Itaberaba conheceu o espaço. No dia 23, foram representantes de Guatambu e neste dia 24, às 9 horas, será a vez de Coronel Freitas.
No dia 27/08, às 9 horas, a reunião será com a equipe de Santiago do Sul. No dia 28, às 9 horas, Planalto Alegre; no dia 29, às 9 horas, Quilombo; dia 30, às 9 horas, Águas de Chapecó; dia 31, às 9 horas, Cordilheira Alta; dia 4 de setembro, às 9 horas, União do Oeste; dia 5/09, às 9 horas, São Carlos; dia 6/09, às 9 horas, Nova Erechim; 11/09, às 9 horas, Serra Alta; 12/09, às 9 horas, Formosa do Sul; dia 13/09, às 8h30, será a equipe de Chapecó; 18/09, às 9 horas, Sul Brasil; 19/09, às 9 horas, Águas Frias; e no dia 20 de setembro a última reunião com a equipe de Chapecó, às 8h30.
Pelo planejamento Chapecó, Cordilheira Alta e Coronel Freitas ficarão no pavilhão um, onde os box's são maiores e não há mezanino. "Essa decisão foi tomada em função de distância dos outros municípios que irão precisar de local para estoque, o que somente tem no pavilhão dois, onde serão acomodados os demais 14 municípios", explicou a consultora do Sebrae/SC, Ana Paula Vivian.
A logomarca foi criada com foco na terra e na natureza, e no fortalecimento da agricultura familiar. A frase "O melhor da nossa terra" será utilizada nas línguas portuguesa, italiana e alemã, já que são as duas culturas mais presentes na colonização dos municípios do Oeste.
A comissão é formada pelo representante do Instituto Saga, Antonio Mário Scherer, da SDR Chapecó, Celso Zarpelon, da prefeitura de Chapecó, Luiz Alberto Nottar, da prefeitura de Sul Brasil, Marcos Henz, da Amosc, Paulo Utzig, o secretário de agricultura de Chapecó, Ricardo Lunardi, representante da prefeitura de Quilombo, Rosangela Basi, da Associação de Agricultores do Vale do Rio Uruguai, Sergio Bento, e da SDR Chapecó, Tatiana Palma Durlo.
Para a ocupação dos espaços da área interna, onde serão instalados um restaurante e três lanchonetes, a prefeitura de Chapecó utilizará a modalidade concorrência pública.
Os municípios integrantes do MPR são Chapecó, Serra Alta, Sul Brasil, Águas Frias, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Cordilheira Alta, Quilombo, Águas de Chapecó, Coronel Freitas, Nova Erechim, São Carlos, Nova Itaberaba e União do Oeste.

Fonte: MB Comunicação