Colegiado de Agricultura da Amosc elege nova diretoria

O Colegiado de Agricultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), esteve reunido nesta semana e elegeu a nova diretoria: como coordenadora geral, Rosangela Basi (secretária municipal de Quilombo); vice-coordenador, Wilson Luiz da Silva (secretário municipal de Cordilheira Alta); secretário geral, Marcos Hentz (secretário municipal de Sul Brasil); e 1º secretário, Cladimir Balestrini (secretário municipal de Pinhalzinho).

Na reunião o Colegiado decidiu apoiar a mobilização proposta pelo avicultores que fará audiência pública no dia 26 de abril às 9 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) para discutir sobre a situação dos integrados às agroindústrias. O Colegiado da Amosc também definiu que o tema da responsabilidade técnica dos agricultores familiares junto aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e de Química, será encaminhado para Assembléia dos Prefeitos da Amosc, agendada para o dia 20 de abril às 9 horas, na entidade em Chapecó.

Durante o encontro foi apresentado um resumo as principais deliberações do Colegiado em 2006 que iniciou com a reunião da Diretoria para avaliação das atividades do ano anterior e eleição e posse da diretoria do Colegiado que atuou em 2006, tendo o secretário de agricultura de Chapecó, Ricardo Lunardi à frente. Foram realizadas atividades como palestra sobre tuberculose e brucelose, apresentação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária, participação das agroindústrias familiares na Tecnoagro 2006 – Feira Setorial, apresentação pelo CIDEMA dos poços artesianos perfurados na região e apresentação das diretrizes da gestão e operacionalização do Mercado Público Regional pela Fundação Getúlio Vargas.

Também foi promovida a viagem a Capanema para conhecer o Programa de Gerenciamento da propriedade leiteira do sudoeste do Paraná em parceria com a Associação de Cooperação Internacional da França. Um diagnóstico completo da produção e dos produtores da microrregião da Amosc foi desenvolvido para definição da gestão do Mercado Público Regional. Também ocorreu a participação na Audiência Pública sobre o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA, a apresentação da proposta do Termo de Ajustamento de Conduta da Suinocultura, proposta de renovação do Convênio Microbacias 2 com a EPAGRI e Programa de Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e Aqüífero Guarani.

Ainda no ano passado ocorreu a apresentação da proposta da Brasil Ecodiesel, a discussão com Unochapecó e Epagri sobre a proposta de gerenciamento da atividade leiteira, a atuação do Conselho Regional de Médicos Veterinários sobre fiscalização nos estabelecimentos que abatem produtos de origem animal, Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Chapecó sobre a atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Conselho Regional de Química em relação a responsabilidade técnica dos agricultores familiares.

Fonte: MB Comunicação