CIDEMA apresenta balanço das atividades de 2006


O conselho executivo eleito para o período de janeiro a dezembro de 2007 do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente (CIDEMA), vinculado a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), tem como presidente o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; 1º vice-presidente, prefeito de São Carlos Elio Pedro Hoss Godoy; 2º vice-presidente, prefeito de Planalto Alegre, Edgar Rohrbeck.


O diretor executivo é o secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig, o coordenador econômico Antônio Mário Scherer, a coordenadora social Marlene Muniz de Andrade, e coordenador de meio ambiente Gary Bittencourt. O conselho fiscal está composto pelos prefeitos de Santiago do Sul, Agacir Gluzezak, de Águas Frias, Rui Rolin de Moura, e de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi. Os suplentes são os prefeitos de Quilombo, Antonio Rossetto, de Serra Alta, Claudinei senhor e de Coronel Freitas, Lenoir José Pelizza.


Entre as principais ações de 2006 destaca-se a discussão com os prefeitos e secretários de agricultura da proposta de gestão para o Mercado Público Regional. No Programa Pró-água, foram desenvolvidas ações como a coleta de amostras para análise, laudo e avaliação para consumo, palestras em todos os municípios sobre “Água: fonte de vida e de doenças”, participação em projetos de aumento de captação de água de Planalto Alegre, Cordilheira Alta e Serra Alta, no grupo técnico do Comitê Regional da Suinocultura e no grupo do meio ambiente do Projeto Meu Lugar, além da participação no Congresso da AASEMAE em Joinville e no Seminário sobre o Aqüífero Guarani.


Outro programa desenvolvido pelo Cidema, o Programa de Alimentação Escolar (Proale), promoveu capacitação para merendeiras, elaboração de cartilha de Boas Práticas de Fabricação exigida pela vigilância sanitária, visita para check-list nas cozinhas das escolas e trabalho para capacitação do Conselho de Alimentação Escolar dos municípios. Também foram realizadas análise e formulação de cardápios para as escolas municipais, projeto de educação nutricional junto aos alunos, pais e professores da rede municipal e estadual (escolas municipalizadas).


Participações em eventos marcaram o ano de 2006 como no 3º Encontro Nacional de Alimentação Escolar em Brasília, nas reuniões do Colegiado de Secretários de Educação, trabalho de orientação nutricional junto aos grupos de gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos e assessoria às Secretarias da Saúde em avaliação nutricional, orientação nutricional e acompanhamento.  


Fonte: MB Comunicação