2006: mais um ano positivo na história de sucesso da Amosc

Uma das mais atuantes entidades municipalistas de Santa Catarina, a Associação dos Municípios do Oeste de SC (Amosc) encerra o ano de 2006 com balanço positivo das atividades e nova diretoria executiva para o período de janeiro a dezembro de 2007. Como presidente atuará o prefeito de Pinhalzinho, Anecleto Galon, 1º vice-presidente, prefeito de Sul Brasil, Delci Antonio Valentini, 2º vice-presidente, prefeito de Águas Frias, Rui Rolin de Moura, 3º vice-presidente, prefeito de Planalto Alegre, Edgar Rohrbeck, 1º secretário, prefeito de Serra Alta, Claudinei Senhor, 2º secretário, prefeito de Águas de Chapecó, Moacir Dalla Rosa.

O conselho fiscal ficou composto pelos prefeitos de União do Oeste, João Lário da Silva, de Chapecó, João Rodrigues, de Nova Erechim, Nédio Antonio Cassol, Nova Itaberaba, D arci Castagna e Coronel Freitas, Lenoir José Pelizza. Como s uplentes os prefeitos de Quilombo, A ntonio Rossetto, de Jardinópolis, Sadi Gomes Ferreira, de Irati, Neuri Meurer, de São Carlos, Elio Pedro Hoss Godoy e de Santiago do Sul, Agacir Gluzezak.

Durante o ano de 2006 foram realizadas cinco assembléias para deliberação de assuntos de interesse dos municípios. A Amosc também conduziu a coordenação do Programa da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e elaboração de projetos para captação de recursos juntos aos órgãos de Governo estadual e federal.


Os técnicos da Associação fizeram o acompanhamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda da análise do Movimento Econômico dos 20 municípios, das reuniões bimestrais dos Colegiados de Educação, Saúde, Serviço Social, Agricultura, Contadores e Recursos Humanos. Ainda participação de reuniões em diversas instâncias de representação como Unochapecó, Credioeste, Conselho de Clientes da TIM e Conselhos Estaduais.


O secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig, participa do Colegiado Estadual de Contadores da Fecam. A entidade municipalista teve participação na oficina do Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre discussão de territórios e projetos para 2006. Foi promovida também capacitação dos gestores municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Entre os eventos com representação da Amosc em 2006, destacam-se o IX Ciclo de Estudos do TCE/SC e a IX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os XXXIII JISMA %u2013 Jogos de Integração dos Servidores Municipais da Amosc realizado em Pinhalzinho e a visita de comitiva de prefeitos da Província de Missiones na Argentina também receberam atenção especial neste ano.


Representantes da Amosc estiveram no II Congresso Estadual de Gestão Pública em Blumenau, na assembléia da Fecam em Florianópolis para mobilização da Pauta Municipalista e ainda da assembléia da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Canela (RS) para definir rumos da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.


O Colegiado de Agricultura da Amosc promoveu viagem a Capanema (PR) para conhecer o projeto de gerenciamento da propriedade leiteira e o Colegiado de Educação conheceu a proposta pedagógica do Colégio Bom Jesus em Curitiba (PR).


O ministro da integração nacional, Pedro Britto esteve em Chapecó onde entregou equipamentos ao pólo moveleiro doados pelo Ministério da Integração Nacional, através da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. A ação garantiu resfriadores de leite à grupos de agricultores e assinatura de convênio.  


Fonte: MB Comunicação