Conselheiros dos Direitos e Tutelares da Amosc debatem ações penais

Os Conselheiros de Direitos e Tutelares da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e os coordenadores do Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual estiveram reunidos nesta semana, no auditório da Amosc, em Chapecó, para discutir a ação penal nos crimes praticados contra crianças e adolescentes.


Estiveram presentes a promotora de justiça e da infância, Vânia Augusta Cella Piazza e a coordenadora do CODCA/Amosc, Aldacir Detofol. Foi elaborado um documento que será entregue ao secretário regional solicitando agilidade na assinatura do protocolo de atendimento às vítimas da violência sexual, que se encontra sob coordenação da gerência da saúde.


A partir da aprovação do protocolo, será agendada a apresentação do documento e realizada a sensibilização dos promotores e juízes das comarcas.


Foram apresentadas as atividades realizadas no combate à exploração sexual infantojuvenil nos municípios  da Amosc (Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas Frias, Nova Erechim e Chapecó). As ações foram concentradas na rodovia SC-283, nas escolas da rede  pública, além de atividades pedagógicas com os alunos, clube de mães e beneficiários do Bolsa Família.


Foi criado também um grupo de estudo em São Carlos com os alunos da universidade, comunidade e imprensa. Para o próximo ano o Fórum municipal e os conselheiros de Chapecó irão trabalhar junto a rede de ensino.


A próxima reunião ficou agenda para o dia 30 de novembro, quando ocorrerá um curso sobre – Prevenção de DST/HIV/Aids com adolescente privados de liberdade – onde também participarão os membros dos Conselhos Municipais Antidrogas.


Fonte: MB Comunicação