Treinamento para uso do “e-Sfinge Obras” reúne 140 pessoas em Chapecó


A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) promoveram nesta segunda-feira, no auditório da Prefeitura de Chapecó, o treinamento para uso do “e-Sfinge” para 140 técnicos das microrregiões da Amosc, Ameosc, Amauc, Amerios, AMNoroeste e Amai.


O objetivo foi prestar orientação técnica aos usuários no sentido de sanar dúvidas e demonstrar os procedimentos necessários ao adequado envio de informações de obras públicas, por transmissão de dados eletrônicos, via Sistema e-Sfinge Obras , explicou o presidente da Amosc, prefeito de Chapecó, João Rodrigues.


O treinamento foi dado por técnicos do TCE/SC e destinado aos secretários de obras, engenheiros, membros do controle interno, técnicos e demais pessoas envolvidas com a execução de obras públicas, desde a fase de licitação, fiscalização, controles e registros das informações de obra ou serviços de engenharia, no e-Sfinge Obras. A mesma atividade será desenvolvida nos municípios de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Indaial e Joaçaba.


A programação foi elaborada para demonstrar as características básicas do e-Sfinge Obras e aspectos destacados do manual e modelos de formulários sugeridos e responder às principais dúvidas do usuário com o cadastramento de usuários, caracterização do Bem público vinculador – BPV, cadastramentos de orçamentos, registro fotográfico das etapas da obra, BDI, configurações do sistema em razão do tipo e subtipo obra, emissão de recibos, retorno de competência, consultas de dados cadastrados e informações mensais nos itens cadastrados.


Foi explicitado o cadastramento na modalidade convite e tomada de preços ou concorrência, passo a passo, orientando os usuários para os procedimentos de cada caso. Serão destacados os procedimentos quanto à fiscalização e atribuições do fiscal, controles e controle interno, registros e arquivamento de documentos no setor de obras, recebimento de obra, legislação e normas aplicáveis a obras públicas.


Fonte: MB Comunicação