O prazo de implantação do Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa) foi prorrogado para o final de julho. O programa tem por objetivo a integração dos sistemas de inspeção e controle de alimentos dos entes da federação por meio de uma regulamentação. Desta forma, as discussões quanto aos critérios a serem utilizados para a adesão ao Suasa por estados e municípios serão ampliadas.
A fim de consolidar o Sistema, foi formado um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), composto por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Saúde; e do Planejamento, Orçamento e Gestão, com coordenação da Casa Civil. Com base nos relatos e no estudo da legislação obtidos pelo GTI, foi elaborado um diagnóstico das atividades de inspeção e fiscalização sanitária e controle dos produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo humano, o que inclui aspectos relacionados à agricultura familiar.
Para o representante do ministério do Desenvolvimento Agrário no GTI, Herlon de Almeida, a prorrogação do prazo foi positiva, pois é necessário aprimorar a discussão dos critérios de normatização para a adesão dos estados e municípios, havendo maior debate entre o Governo Federal, demais entes federados, entidades e movimentos sociais representativos da agricultura familiar brasileira.
Fonte: CNM