Mais de 100 servidores públicos do setor contábil das microrregiões da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), Ameosc, Amerios, Amai e AMNoroeste, participaram, nesta semana, em Chapecó do curso sobre Plano de Contas e Destinação de Recursos promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
O objetivo foi proporcionar aos contadores públicos a oportunidade de discutir as mudanças que estão sendo implementadas na contabilidade pública, principalmente por parte da União e que refletem diretamente no dia-a-dia dos municípios, além de orientar sobre os novos procedimentos referentes à destinação de recursos.
Participaram, além de contadores de prefeituras, servidores ligados as câmaras de vereadores, fundos, fundações e autarquias dos municípios das microrregiões da Amosc, Ameosc, Amerios, Amai e AMNoroeste, que aopiaram a realização do curso.
Os palestrantes foram o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Correa, o consultor contábil da Fecam, Zaqueu Rogério Francez, os analistas da Secretaria do Tesouro Nacional, Roberto de Almeida e Rosilene Oliveira de Souza e técnicos da Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Foram debatidos temas como Plano de Contas da União: reflexos e mudanças de conceitos; padronização dos planos de contas da União, Estados e Municípios; superávit financeiro do exercício anterior; lançamentos contábeis das retenções – INSS, IRRF; alterações das destinações de recursos; prestação de contas.