A FECAM reuniu hoje (30), os secretários executivos das associações de municípios para discutir a implementação de projetos de desenvolvimento tecnológico nos municípios e o calendário de eventos da Escola de Gestão Pública Municipal. O encontro iniciou às 9h, no Hotel Cambirela em Florianópolis.
O primeiro projeto apresentado tratou sobre a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS). O responsável pelo movimento econômico da Amavi, Agostinho Senem, expôs uma proposta para aumentar a receita tributária municipal, através da implementação de um softwer, sem custo financeiro para os municípios, que executa via Internet o controle da arrecadação tributária do ISS. Segundo Agostinho, a idéia é desenvolver o projeto em um município modelo, Rio do Sul, para posteriormente implementar nas demais regiões.
Em seguida, a coordenadora técnica do Projeto Meu Lugar, Márcia Damo, apresentou uma análise dos 30 Planos de Desenvolvimento Regional, desenvolvidos em parceria das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR). Segundo a técnica, foi possível desenvolver 30 perfis das regionais e municípios em relação às metas do milênio.”Com apoio das Associações de Municípios podemos aumentar a participação dos prefeitos no projeto em 2006″,diz.
No final da manhã, o presidente da FECAM e prefeito de Concórdia, Neodi Saretta, compareceu na reunião. Em seu discurso destacou a importância da participação dos secretários executivos na gestão da FECAM.
Na parte da tarde, o secretário executivo da FECAM, Celso Vedana, apresentou os avanços, dificuldades e estratégias de implementação dos sistemas de gestão pública, SIGFECAM e SIAMWEB. Para encerrar o encontro, os secretários executivos discutiram sobre a Rede Catarinense de Municípios (RedeCIM).
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM