Amosc quer gratuidade para 50% dos alunos dos cursos de saúde da Unochapecó

 


         Em expedientes encaminhados ao presidente da República e ao governador do Estado, a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) propõe a implantação de programas de gratuidade integral para 50%  das vagas dos cursos da área de saúde da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.


 


         O presidente da Amosc e prefeito de Chapecó, João Rodrigues, justificou a proposta ao salientar a importância da formação de profissionais na área de saúde voltados ao atendimento das necessidades integrais da saúde da população e a dificuldade de trazer, para atuar na região, profissionais da área médica formados em outros centros urbanos.


 


         Destacou que o Curso de Medicina, em implantação na Unochapecó, terá ênfase justamente no atendimento às necessidades integrais de saúde. Por outro lado, o  nível médio de renda da população da região Oeste catarinense limita e impede o acesso a cursos pagos na área da saúde.


 


         A Unochapecó mantém, atualmente, na área de saúde, os cursos de Biologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição.


 


         A proposição da Amosc é referendada pelos municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.