Consórcio atenderá 590 mil pessoas em 57 municípios, em 2006
Os prefeitos da microrregião da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) autorizaram, na última semana, em assembléia geral, o ingresso dos municípios da região polarizada em Concórdia no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amosc). Os admitidos fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc).
O próximo passo será a assinatura dos convênios com os municípios e a busca de credenciamentos de profissionais e clínicas da região de Concórdia para formação de um pólo de atendimento à população. “Nosso objetivo é que a população não precise se deslocar a longas distâncias para obter atendimento médico. Quanto mais perto pudermos oferecer consultas e exames melhor estaremos atingindo nossa meta%u201D, salienta o presidente eleito do CIS/Amosc e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni.
O CIS/Amosc, integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado em 1996 pelos municípios da Amosc para compra de serviços especializados em saúde, como consultas e exames, não disponíveis pelo SUS na região. O consórcio permite redução de custos e a racionalização do atendimento.
Toda a população residente pode ser beneficiada pelo CIS. O atendimento inicia na rede básica municipal, quando o usuário recebe o atendimento inicial no Posto de Saúde. Após a avaliação, sendo necessário, o paciente será encaminhado ao médico especialista. Caso não disponha desse médico em sua rede própria, o usuário será encaminhado ao atendimento proporcionado pelo CIS/Amosc. O processo é controlado pelas Secretarias municipais de saúde.
Praticando uma tabela de preços intermediária entre a estabelecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a do SUS, o Colegiado de secretários municipais de saúde amplia o número de especialistas a serem credenciados sempre que a demanda exigir. Os códigos e as diretrizes aplicadas são as mesmas do SUS. O CIS/Amosc disponibiliza 21 especialidades médicas.
TERRITÓRIO
A base territorial do CIS aumentou de 41 para 57 municípios e, a população atendida, de 450 mil para 590 mil habitantes. A composição microrregional é a seguinte: 20 municípios da Amosc (Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, São Carlos, Santiago do Sul, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste), sete da AMNoroeste (Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardinho, São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Coronel Martins e Galvão) e 14 da Amai (Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lageado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim).
Com o ingresso de mais 16 municípios da Amauc, 140 mil habitantes passam e integrar o Consórcio através de Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara e Xavantina.