Novo comando da Amosc quer mais investimentos públicos no Oeste de SC

Reivindicar maiores investimentos públicos para a região é a principal meta do presidente eleito da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que assume a instituição em 2 de janeiro, sucedendo o prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi.


 


         Rodrigues foi eleito na última assembléia geral ordinária do ano, ocasião em que também  foram escolhidas as novas diretorias executivas  e conselhos da Amosc, do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amosc) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema). Todos os novos quadros diretivos terão mandato de um ano, iniciando-se em 2 de janeiro e encerrando-se em 31 dezembro de 2006.


 


         O novo presidente destacou que a Amosc reúne um competente corpo técnico e se consolidou como uma das mais eficientes entidades municipalistas do país. Observou que a microrregião necessita de investimentos públicos em várias áreas, especialmente na infra-estrutura para o desenvolvimento. “Isso significa que vamos nos engajar em todos os movimentos e todas as manifestações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para sensibilizar o poder central a retomar os programas de investimentos e ampliar as transferências de recursos à esfera municipal”, antecipa o novo dirigente.


 


Os demais cargos da diretoria executiva da Amosc estão assim preenchidos: 1o vice-presidente Anecleto Galon (Pinhalzinho), 2o vice-presidente Edgar Rohrbeck (Planalto Alegre), 3º vice-presidente Élio Pedro Hoss Godoy (São Carlos), 1º secretário Rui Rolin de Moura (Águas Frias) e 2º secretário Lauri Jorge Gerelli (Guatambu).


 


O conselho fiscal é formado por dez prefeitos: Neuri Meurer (Irati), Anestor Antônio Simonatto (Formosa do Sul), Darci Castagna (Nova Itaberaba), Moacir Dalla Rosa (Águas de Chapecó), Agacir Gluzezak (Santiago do Sul). Os suplentes são Antônio Rossetto (Quilombo), Gilberto Ari Tomasi (Caxambu do Sul), Claudinei Senhor (Serra Alta), Delci Valentini (Sul Brasil) e João Lário da Silva (União do Oeste).


 


         Na área das entidades coligadas, o prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIS/Amosc, tendo Moacir Dalla Rosa (Águas de Chapecó) na 1ª vice-presidência, Edgar Rohrbeck (Planalto Alegre) na 2ª vice-presidência, Agacir Gluzezak (Santiago do Sul) na 1ª secretaria e Lenoir José Pelizza (Coronel Freitas) na 2ª secretaria. O conselho fiscal será formado por vereadores e secretários de saúde que serão oportunamente indicados pelo colegiado de Secretários e pela Acamosc.


 


         O prefeito de Planalto Alegre, Edgar Rohrbeck, foi mantido na presidência da outra entidade coligada, o  Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema). Para a 1ª vice-presidência foi eleito João Lário da Silva (União do Oeste) e, para a 2ª vice, Lenoir José Pelizza (Coronel Freitas). O quatro técnico está assim constituído: diretor executivo Paulo Utzig, coordenador econômico Antônio Mário Scherer, coordenadora social Marlene Muniz da Andrade e coordenador de meio ambiente Gary Bittencourt.


 

            O conselho fiscal é constituído pelos prefeitos de Águas Frias (Rui Rolin de Moura), Pinhalzinho (Anecleto Galon), Nova Erechim (Nédio Cassol), Águas de Chapecó (Moacir Dalla Rosa), Jardinópolis (Sadi Gomes Fereira) e Guatambu (Lauri Jorge Gerelli).