O Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patruz Ananias, estará na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) nesta quarta-feira, 21, às 16h30, para uma reunião com os prefeitos e assistentes sociais da microrregião. A reunião será coordenada pelo presidente da Amosc, prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi. O objetivo do encontro é apresentação e debate sobre os programas sociais do Ministério, com enfoque para o Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do Brasil, onde o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.
O Bolsa Família é um programa temporário destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 100 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro o acesso aos direitos sociais básicos – saúde, alimentação, educação e assistência social.
Foi criado para atender duas finalidades básicas: enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a miséria e a exclusão social, e também promover a emancipação das famílias mais pobres.
O Bolsa Família unificou todos os benefícios sociais (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e o Auxílio Gás) do governo federal num único programa. A medida proporcionou mais agilidade na liberação do dinheiro a quem precisa, reduziu burocracias e criou mais facilidade no controle dos recursos, dando assim mais transparência ao programa.
Entre as principais vantagens estão a expansão do atendimento; aumento no valor dos benefícios; maior volume de investimentos em relação ao passado; pactuação (parceria) entre governo federal, Estados e municípios, com a intenção de potencializar as ações de todos no combate a pobreza; mais eficiência e transparência nos gastos públicos por meio de políticas de transferência de renda coordenadas e gerenciadas.
Fonte: MB Comunicação