A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveram uma reunião sobre o Programa de Aquisição Direta de Alimentos.
O representante da Conab em Santa Catarina, Vilmar Barbosa Dutra, explanou sobre o programa para secretários municipais de administração, agricultura e assistentes sociais dos 20 municípios da Amosc. “É um programa que permite que os municípios comprem alimentos diretamente dos agricultores”, antecipa Dutra.
O Programa de Aquisição de Alimentos é um instrumento de política pública criado para incentivar a agricultura familiar, promover a inclusão social no campo e garantir alimento a populações em situação de insegurança alimentar por meio da compra da produção familiar, uma das etapas mais críticas do processo agrícola.
Implementado em julho de 2003 (Lei 10.696/03), o programa já investiu R$ 400 milhões na compra e doação de alimentos e beneficiou cinco milhões de pessoas em todo o País, entre famílias de agricultores, pessoas atendidas por programas sociais, crianças de escolas públicas e cidadãos em situação de risco alimentar, como indígenas, quilombolas, acampados da reforma agrária.
Fonte: MB Comunicação – Assessoria de Imprensa da Amosc