Municípios da região da AMOSC participarão da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Representantes municipais se preparam para discutir desafios

 e buscar soluções na capital federal.

 

Os prefeitos membros da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participarão da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 de maio e receberá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e diversas autoridades locais em busca de soluções para questões prioritárias aos municípios.

A Marcha é um evento anual organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e possui uma programação que possibilita que os gestores municipais apresentem suas demandas diretamente aos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, buscando soluções efetivas para os desafios enfrentados em suas comunidades. 

 

Presidente da AMOSC - Mário Afonso Woitexem - Prefeito de Pinhalzinho

O presidente da AMOSC, Mário Afonso Woitexem, prefeito de Pinhalzinho, comenta sobre a importância dos municípios da região participarem desse encontro, pois é o momento “de debater práticas de gestões, são muitos eventos relativos a boas práticas feitas em gestões, muitas palestras, mas um dos principais objetivos será a união dos Prefeitos para as reivindicações relevantes, nos encontros com a esfera do governo federal, com os ministérios, com a Câmara dos Deputados, com o Senado. As reivindicações dos prefeitos têm sido muitas, pois afetam a gestão diária dos municípios”. 

 

O presidente destaca que muitos prefeitos foram surpreendidos pela desoneração da folha de pagamento por parte do governo federal. “Os municípios tinham o recolhimento do INSS patronal o percentual de 8% e o governo desonerou os municípios, então onerou, diga-se de passagem, passando para 20%. Então os municípios todos a partir do dia 20 de maio passam a contribuir com 20% sobre a sua folha de pagamento.” Woitexem complementa que o valor é significativo para todos os municípios e que isso não estava previsto nos orçamentos, ou seja, os gestores não estavam preparados. “Quando houve a desoneração da redução de 20% para 8%, os municípios usaram esse recurso no caixa das prefeituras. Isso vai para o caixa das prefeituras, onde quem pode receber é o cidadão. Através dos serviços das políticas públicas”, manifesta o presidente. 

 

A participação dos municípios associados à AMOSC, na Marcha a Brasília é também uma oportunidade para colocar em evidência as necessidades específicas da região do Oeste de Santa Catarina. Aproveitando o momento a Federação de Consórcios, Associações  de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) realizará um debate com o Fórum Parlamentar Catarinense, no dia 21/05 às 17h30, durante a programação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.