Os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram do Summit Cidade 2024, realizado em Florianópolis, nos dias 24, 25 e 26 de junho. O objetivo do evento é de capacitar os participantes e impulsionar o desenvolvimento dos municípios.
Os representantes dos municípios de Chapecó, Caxambu do Sul, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Paial e São Carlos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, buscando a troca de experiências e também ampliar seus conhecimentos, trazendo novas estratégias para melhorar a qualidade de vida em suas cidades, além de possibilidades para promoção do crescimento econômico sustentável e fortalecendo a gestão pública local.
Ao longo dos três dias foram abordados temas como, educação, inovação, licitações públicas, meio ambiente, acessibilidade e saúde. Os municípios da região Oeste de Santa Catarina que foram selecionados, apresentaram sobre projetos educacionais e de sustentabilidade.
Projetos selecionados e reconhecidos
Caxambu do sul apresentou o “Plano Diretor e as estratégias de sustentabilidade da Agenda 2030: o caso de Caxambu do Sul/SC”, o projeto foi apresentado pela Arquiteta e Urbanista Gabriela Borges, que integra a equipe da Unochapecó responsável pelo processo de revisão do Plano Diretor do município.
Chapecó representada pela Secretária de Educação, Daniela Moratelli e a gerente de Gestão de Pessoal da Secretaria de Educação, Marla Schardong, apresentaram a contribuição dos processos seletivos e concursos na transformação positiva do município. A representante Daniela participou também de um painel que apresentou a implementação dos Espaços de Inovação e Transformação do Conhecimento (EITC), em cinco escolas da Rede Municipal de Chapecó.
Coronel Freitas, apresentou dois projetos, sendo que ganhou destaque no programa Boas Práticas do Summit Cidades, com o artigo intitulado “O Planejamento estratégico voltado à gestão de riscos e desastres: o caso de Coronel Freitas-SC”, que aborda as iniciativas e as estratégias implementadas para a prevenção de desastres naturais, promovendo uma gestão mais segura e eficiente dos riscos. O Segundo projeto, o “Saúde no Campo”, é pioneiro na região e possui uma equipe composta por uma enfermeira, um técnico em agropecuária e uma médica, com o objetivo de levar uma equipe técnica da saúde e da agropecuária para atendimento preventivo aos moradores das áreas rurais.
Nova Itaberaba foi selecionada na temática da educação, com o projeto “Recreação, Brechó e Aprendizado”. A prática foi idealizada e realizada no ano de 2023 pela Professora Luana Coelho Vezaro, a diretora Marisete Consalter Filippini, com parceria da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Sonho Infantil. “Participar do evento SUMMIT Cidades 2024 que aborda novidades sobre as políticas públicas e com apresentações de Boas Práticas foi um momento excepcional, gratificante e motivador, principalmente porque representamos nosso município. O evento nos instiga e incentiva a práticas diárias inovadoras, agregadas de conhecimentos e aprendizagens” relata Marisete Consalter Filippini, Diretora da Escola Municipal Sonho Infantil de Nova Itaberaba.
Paial, através do Centro de Educação Municipal De Paial (Cempa), enviou o projeto “Criando Vínculos Produzindo Conhecimento”, apresentado pela professora Marta Regina Lippert e a professora Nelsinda Romilda Steindorf Rommel. Essa proposta trabalha a compostagem, a partir dos resíduos orgânicos provenientes da cozinha e do resto de folhas de matéria orgânica que se acumula na Escola. Com o adubo produzido, as crianças utilizam na horta da escola para plantação de verduras que são servidas na alimentação dentro da Escola. “Foi muito gratificante poder participar de um evento como o Summit Cidades 2024 que abrange todo o estado. O reconhecimento das atividades que realizamos nas escolas foi um incentivo para o desenvolvimento de práticas, pois faz com que a gente se sinta mais produtiva e motivada no nosso ambiente de trabalho”, conta Nelsinda Rommel.
São Carlos, através do Centro De Educação Infantil Municipal (CEIM ) Criança Feliz, apresentou o projeto Costurando Memórias: Família + Escola = Criança, com a professora Valdezia Kistemacher. O CEIM foi representado pelo segundo ano consecutivo nas Boa Práticas.