Municípios da região Amosc apresentaram projetos no Summit Cidade 2024

Os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram do Summit Cidade 2024, realizado em Florianópolis, nos dias 24, 25 e 26 de junho. O objetivo do evento é de capacitar os participantes e impulsionar o desenvolvimento dos municípios. 

Os representantes dos municípios de Chapecó, Caxambu do Sul, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Paial e São Carlos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, buscando a troca de experiências e também ampliar seus conhecimentos, trazendo novas estratégias para melhorar a qualidade de vida em suas cidades, além de possibilidades para promoção do crescimento econômico sustentável e fortalecendo a gestão pública local. 

Ao longo dos três dias foram abordados temas como, educação, inovação, licitações públicas, meio ambiente, acessibilidade e saúde. Os municípios da região Oeste de Santa Catarina que foram selecionados, apresentaram sobre projetos educacionais e de sustentabilidade. 

  
Projetos selecionados e reconhecidos

Caxambu do sul apresentou o “Plano Diretor e as estratégias de sustentabilidade da Agenda 2030: o caso de Caxambu do Sul/SC”, o projeto foi apresentado pela Arquiteta e Urbanista Gabriela Borges, que integra a equipe da Unochapecó responsável pelo processo de revisão do Plano Diretor do município. 

Chapecó representada pela Secretária de Educação, Daniela Moratelli e a gerente de Gestão de Pessoal da Secretaria de Educação, Marla Schardong, apresentaram  a contribuição dos processos seletivos e concursos na transformação positiva do município. A representante Daniela participou também  de um painel que apresentou a implementação dos Espaços de Inovação e Transformação do Conhecimento (EITC), em cinco escolas da Rede Municipal de Chapecó.

Coronel Freitas, apresentou dois projetos, sendo que ganhou destaque no programa Boas Práticas do Summit Cidades, com o artigo intitulado “O  Planejamento estratégico voltado à gestão de riscos e desastres: o caso de Coronel Freitas-SC”, que aborda as iniciativas e as estratégias implementadas para a prevenção de desastres naturais, promovendo uma gestão mais segura e eficiente dos riscos. O Segundo projeto, o “Saúde no Campo”, é pioneiro na região e possui uma equipe composta por uma enfermeira, um técnico em agropecuária e uma médica, com o objetivo de levar uma equipe técnica da saúde e da agropecuária para atendimento preventivo aos moradores das áreas rurais.

Nova Itaberaba foi selecionada na temática da educação, com o projeto  “Recreação, Brechó e Aprendizado”. A prática foi idealizada e realizada no ano de 2023  pela Professora Luana Coelho Vezaro, a diretora Marisete Consalter Filippini, com parceria da Secretaria Municipal de Educação,  na Escola Sonho Infantil. “Participar do evento SUMMIT Cidades 2024 que aborda novidades sobre as políticas públicas e com apresentações de Boas Práticas foi um momento excepcional, gratificante e motivador, principalmente porque representamos nosso município. O evento nos instiga e incentiva a práticas diárias inovadoras, agregadas de conhecimentos e aprendizagens” relata Marisete Consalter Filippini, Diretora da Escola Municipal Sonho Infantil de Nova Itaberaba.

Paial, através do Centro de Educação Municipal De Paial (Cempa), enviou o projeto “Criando Vínculos Produzindo Conhecimento”, apresentado pela professora Marta Regina Lippert e a professora Nelsinda Romilda Steindorf Rommel.  Essa proposta trabalha a compostagem, a partir dos resíduos orgânicos provenientes da cozinha e do resto de folhas de matéria orgânica que se acumula na Escola. Com o adubo produzido, as crianças utilizam na horta da escola para plantação de verduras que são servidas na alimentação dentro da Escola.Foi muito gratificante poder participar de um evento como o Summit Cidades 2024 que abrange todo o estado.  O reconhecimento das atividades que realizamos nas escolas foi um incentivo para o desenvolvimento de práticas,  pois faz com que a gente se sinta mais produtiva e motivada no nosso ambiente de trabalho”, conta Nelsinda Rommel.

São Carlos, através do Centro De Educação Infantil Municipal  (CEIM ) Criança Feliz, apresentou o projeto Costurando Memórias: Família + Escola = Criança, com a professora Valdezia Kistemacher. O CEIM foi representado pelo segundo ano consecutivo nas Boa Práticas.