Municípios da AMOSC são reconhecidos pelo compromisso com a alfabetização

15 cidades da região recebem o Selo Ouro do MEC

 

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) destaca que nesta segunda-feira (10), a conquista do Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização 2024 por 15 de seus 20 municípios. A cerimônia oficial de entrega ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de autoridades nacionais e representantes municipais.

O Selo Ouro, é concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhece o compromisso e os avanços das redes municipais na alfabetização de crianças. Entre os 15 municípios da AMOSC premiados, se fizeram presentes no evento Pinhalzinho, Nova Itaberaba, Arvoredo, Formosa do Sul e União do Oeste.

Os municípios premiados receberam certificados e selo ouro, além de ganharem destaque em futuras iniciativas do governo federal voltadas à educação básica. O Selo possui o objetivo de incentivar boas práticas na educação, destacando cidades que atingiram altos índices de alfabetização. Para receber o Selo Ouro, os municípios precisaram atingir entre 85 e 100 pontos na avaliação do MEC, considerando critérios como formação docente, boas práticas pedagógicas, avaliações diagnósticas, qualidade do ensino e implementação de estratégias pedagógicas eficazes.

A coordenadora do colegiado de educação da AMOSC, Neli Aparecida Gai Pereira, secretária de Educação de Águas de Chapecó, celebrou a conquista do Selo Ouro em Alfabetização. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho feito por muitas mãos. Nossos professores e professoras alfabetizadores se dedicaram com amor, eficiência e insistência para garantir uma educação de qualidade. Seguimos firmes na construção de um futuro melhor para nossas crianças”, destacou.

 

Sobre a Premiação

 

A entrega do Selo faz parte de uma estratégia nacional para valorizar estados, o Distrito Federal e municípios que demonstram compromisso sólido com a alfabetização. O selo é concedido anualmente e representa a primeira fase do reconhecimento de boas práticas educacionais. Segundo o MEC, uma segunda premiação ocorrerá em 2025, após a sistematização dos resultados do ano letivo de 2024, para destacar as cidades que atingiram as metas definidas pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Nova Itaberaba
Formosa do Sul
União do Oeste
Pinhalzinho