15 cidades da região recebem o Selo Ouro do MEC
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) destaca que nesta segunda-feira (10), a conquista do Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização 2024 por 15 de seus 20 municípios. A cerimônia oficial de entrega ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de autoridades nacionais e representantes municipais.
O Selo Ouro, é concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhece o compromisso e os avanços das redes municipais na alfabetização de crianças. Entre os 15 municípios da AMOSC premiados, se fizeram presentes no evento Pinhalzinho, Nova Itaberaba, Arvoredo, Formosa do Sul e União do Oeste.
Os municípios premiados receberam certificados e selo ouro, além de ganharem destaque em futuras iniciativas do governo federal voltadas à educação básica. O Selo possui o objetivo de incentivar boas práticas na educação, destacando cidades que atingiram altos índices de alfabetização. Para receber o Selo Ouro, os municípios precisaram atingir entre 85 e 100 pontos na avaliação do MEC, considerando critérios como formação docente, boas práticas pedagógicas, avaliações diagnósticas, qualidade do ensino e implementação de estratégias pedagógicas eficazes.
A coordenadora do colegiado de educação da AMOSC, Neli Aparecida Gai Pereira, secretária de Educação de Águas de Chapecó, celebrou a conquista do Selo Ouro em Alfabetização. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho feito por muitas mãos. Nossos professores e professoras alfabetizadores se dedicaram com amor, eficiência e insistência para garantir uma educação de qualidade. Seguimos firmes na construção de um futuro melhor para nossas crianças”, destacou.
Sobre a Premiação
A entrega do Selo faz parte de uma estratégia nacional para valorizar estados, o Distrito Federal e municípios que demonstram compromisso sólido com a alfabetização. O selo é concedido anualmente e representa a primeira fase do reconhecimento de boas práticas educacionais. Segundo o MEC, uma segunda premiação ocorrerá em 2025, após a sistematização dos resultados do ano letivo de 2024, para destacar as cidades que atingiram as metas definidas pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).




