Impactos da Reforma Tributária foram tratados em reunião do Colegiado de Contadores e Controladores Internos

Evento em Nova Itaberaba reúne especialistas e gestores para debater desafios e oportunidades na gestão fiscal municipal

O Colegiado de Contadores e Controladores Internos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), se reuniu na quinta-feira (20/06), para tratar sobre temas que envolvem a gestão fiscal dos municípios catarinenses. O encontro, que contou com a presença de representantes de diversos municípios da região Oeste, abordou desde os impactos da Reforma Tributária até iniciativas de capacitação e segurança de dados nas prefeituras.

Um dos pontos observados durante a reunião foi a apresentação das consequências mais significativas da Reforma Tributária para os municípios. O  Auditor Fiscal do município de Chapecó e membro da Comissão da Reforma Tributária junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Jonas Capre Gonçalves, trouxe análises sobre como as mudanças propostas podem impactar as finanças municipais nos próximos anos.

Ainda durante o encontro foram abordados assuntos de relevância para a gestão pública local, como as ratificações dos módulos do e-Sfinge TCE/SC, a prestação de contas de recursos do FNDE, a desoneração da folha de pagamento e suas compensações, bem como questões relacionadas ao CNPJ das Secretarias de Educação, abrangendo o Salário Educação e o FUNDEB.

 

Com o intuito de realizar uma qualificação contínua dos servidores municipais, foi apresentada uma proposta de capacitação em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade CRC/SC. Essa iniciativa visa fortalecer as habilidades técnicas dos profissionais vinculados às informações contábeis, promovendo uma gestão cada vez mais eficiente e transparente dos recursos públicos.