Na última sexta-feira, 13 de setembro, foi realizada a primeira formação presencial dos formadores municipais sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. A capacitação abordou o percurso da literatura e da linguagem oral e escrita com os professores da educação infantil. A formação é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em Santa Catarina, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que selecionou os formadores responsáveis por multiplicar os conhecimentos nos municípios.
Segundo a articuladora estadual da Rede Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Renalfa) pela Undime, Kerly Cristina Catani Hippler, a adesão ao programa tem sido amplamente positiva em Santa Catarina. “A formação do LEEI tem como base o compromisso nacional de criança alfabetizada. Cada município fez a adesão no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), e agora estão recebendo a formação do LEEI”, explica Hippler.
A articuladora destaca que a maioria dos municípios catarinenses aderiu ao programa de formação voltado à educação infantil, e enfatiza a importância em iniciar a preparação da alfabetização desde a educação infantil. “O principal objetivo é que as crianças cheguem ao segundo ano do ensino fundamental alfabetizadas. Esse trabalho começa com atividades que estimulam o desenvolvimento da linguagem e a compreensão literária, desde cedo, preparando os pequenos para os próximos desafios educacionais”, evidencia Hippler
A capacitação dos formadores é apenas o primeiro passo de uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo do programa. A Assessora de Educação da Amosc, Locenir de Moura Selivan, comenta que a expectativa é que o projeto contribua significativamente para melhorar os índices de alfabetização, garantindo uma base sólida de aprendizagem para todas as crianças do oeste catarinense e promova um ensino de qualidade desde a primeira infância. Cada município participante terá a missão de preparar seus professores da educação infantil, garantindo que as práticas pedagógicas sejam alinhadas com os objetivos do LEEI, que é fortalecer a alfabetização no país desde os primeiros anos da vida escolar.