Formação do LEEI 2024 chega à reta final na região da AMOSC

Capacitações reforçam metodologias lúdicas e inclusivas para a educação infantil na região Oeste

O ciclo de formações promovido pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) para o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) 2024 está chegando à sua fase final. A iniciativa, que teve início no começo do ano, teve como objetivo capacitar os professores da educação infantil, oferecendo ferramentas inovadoras e eficazes para o ensino de alfabetização e letramento.

Durante o ano, os docentes participaram de encontros realizados em diversas cidades da região, como Chapecó, São Carlos, Cordilheira Alta, Pinhalzinho, Formosa do Sul, entre outras. As formações, conduzidas por formadoras renomadas, abordaram metodologias atualizadas, práticas pedagógicas inclusivas e ferramentas essenciais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita na educação infantil.

No início do mês de novembro, as formadoras municipais deram início ao último módulo em Chapecó, voltado para toda a região. As discussões focaram práticas pedagógicas e metodologias inovadoras de alfabetização, com atividades centradas em estratégias para tornar o aprendizado mais eficaz e inclusivo para as crianças. Para a formadora de Pinhalzinho, Jhecita Kaline, as formações do LEEI proporcionaram práticas pedagógicas lúdicas, criativas e centradas na criança. Ela também destacou o uso da plataforma AVAMEC, que tornou os encontros presenciais e online mais interativos. “Foram muitas reflexões no que tange à prática pedagógica, bem como à organização dos ambientes, tanto da sala de referência quanto dos espaços externos das instituições. Sempre visando um planejamento centrado na criança, com intencionalidade nas ações, proporcionando às crianças situações de ampliação de repertório”, destacou Kaline.

Na sequência, esse grupo de formadoras realizou encontros com as educadoras de cada município, promovendo a troca de experiências e preparando as equipes para contribuir com o crescimento dos alunos. O objetivo é oferecer um ensino de qualidade, alinhado às novas demandas da educação infantil. A diretora da Escola Municipal Sonho Infantil, de Nova Itaberaba, Marisete Consalter Filippini, ressaltou que todo o cronograma valoriza as especificidades da educação infantil. “Esse programa, essa formação continuada, nos traz várias metodologias. Nós, como professores e gestores, devemos promover a leitura e a escrita na primeira infância de maneira lúdica, sempre contextualizando, para que seja significativo para as crianças”, mencionou Fillippini.

 

Os dois últimos polos intermunicipais estão agendados para o município de São Carlos (26/11) e no município de Cordilheira Alta no dia 27/11, simbolizando o encerramento das atividades deste ano. Contudo, o processo formativo continuará em 2025, com conclusão prevista para março, durante o Seminário Regional da Formação de Professores sobre Leitura e Escrita da Educação Infantil. Para a assessora de Educação da AMOSC, Locenir de Moura Selivan, o compromisso da associação é buscar estratégias e práticas educacionais de excelência. “Essas ações de qualificação visam a melhoria do ensino público na região, a fim de contribuir no cotidiano das escolas da região”, enfatiza Selivan.

Encontro do dia 14/11 com formadoras municipais
Polo intermunicipal de Formosa do Sul
Visita ao Polo intermunicipal de Pinhalzinho
Segunda turma do Polo intermunicipal de Pinhalzinho
Formação do LEEI com formadoras municipais último módulo presencial de 2024, em Chapecó