Educação infantil e avaliações pedagógicas são destaques em reunião do Colegiado de Educação da AMOSC 

O Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) reuniu-se, no dia 11 de junho,  para discutir avanços e desafios da educação regional. A reunião ocorreu em Pinhalzinho e abordou também o projeto de lei que está em tramitação para prorrogação do Plano Nacional de Educação até 2025 e a importância do engajamento dos municípios no processo para o novo plano de educação.  

A assessora de Educação da AMOSC,  Locenir Selivan, destacou sobre a informação da Comissão de Educação (CE), que aprovou o PL 5.665/2023, que prorroga até 31 de dezembro de 2025 o Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com a informação, o atual PNE perde a validade em 25 de junho e o documento que vai balizar as ações educacionais para a próxima década ainda não foi enviado ao Congresso pelo governo. Locenir ressaltou que este projeto está em tramitação e aguarda as próximas decisões no âmbito federal. Em relação ao tema, foi convidado os gestores para participarem I Seminário Estadual-PNE em Debate: OS DESAFIOS DA PRÓXIMA DÉCADA que está sendo promovido pela Escola do Legislativo em parceria com Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), o FNE e o FEES, O evento será realizado nos dias 27 e 28 de junho no Auditório Deputada Antonieta de Barros – ALESC em Florianópolis/SC.

O encontro também contou com uma apresentação de experiências pela equipe pedagógica da educação infantil, educação inclusiva e ensino fundamental, focando nas avaliações realizadas no âmbito do município. Através de uma avaliação diagnóstica que apoia as equipes pedagógicas com as informações necessárias para o desenvolvimento de um “Plano de Intervenção Pedagógica” adequado a cada nível de aprendizagem. O sistema é fundamentado em três eixos estratégicos que colaboram para a melhoria constante das práticas didáticas: Informação, Planejamento e Ação.

Um dos pontos da reunião foi a apresentação dos desfechos do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil – INEP. Discutindo a importância desses dados para orientar estratégias educacionais locais. A secretária de Arvoredo, Ana Sczesny, detalhou os resultados de seu município e enfatizou como essas informações impactam no aprendizado dos estudantes, no planejamento de novas oportunidades de aprendizagem e nos dados do ICMS Educação dos municípios.

 

No encaminhamento da reunião, foram destacadas diversas atividades e eventos educacionais regionais, incluindo o XII Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina e o II Seminário Regional de Segurança nas Escolas: sinais e sintomas de violência infantil, organizado pela AMOSC. Locenir, detalhou o  Seminário Regional de Implantação do Currículo Práticas Interdisciplinares, Alfabetização e Letramento, Escola em Tempo Integral, destacando a importância das práticas pedagógicas contemporâneas.