Educação Fiscal e Financeira para Estudantes do Ensino Fundamental

Uma parceria entre AMOSC, CRESOL e UFFS está levando conhecimento sobre finanças para alunos do Fundamental I

Encerrou nesta terça-feira a formação para professores multiplicadores do Projeto “Educação Fiscal e Financeira” nas escolas municipais da região oeste. A Formação iniciou no dia 25 de abril, com objetivo de levar informações sobre os tributos, aplicação dos recursos públicos e a gestão pessoal financeira para os alunos. O curso foi concluído nesta terça-feira, no auditório da AMOSC com  a entrega do material didático.

Participaram da formação duas pessoas por município, entre eles professores e fiscais de tributos, que devem atuar diretamente nas escolas. Foram ministrados cinco módulos referente a esta temática, totalizando 40h de curso. Edna Cassaro faz parte do Colegiado de Tributos da AMOSC, ela e é fiscal de tributos no município de União do Oeste, e comenta que a ideia surgiu em 2019 a partir dos anseios do colegiado em desenvolver uma ação que pudesse ultrapassar os prédios do poder público e chegar até sociedade, com isso foram iniciadas as parcerias com o Colegiado de Educação, que resultaram no Curso de Formação Fiscal e Financeira para multiplicadores, o próximo passo será em sala de aula, nas redes municipais, onde os alunos receberão conhecimento sobre tributos e finanças.

Alguns municípios foram realizando a implantação do projeto simultaneamente ao curso. Foi o caso de Arvoredo, onde Catia Bianchim, professora do Ensino Fundamental I, relata o grande interesse das crianças, que se evolveram no processo de aprendizagem: “Nossas crianças foram até o comércio para conscientizar o processo de compra, analisaram os cupons fiscais, os impostos e em seguida compreenderam como podem ser aplicados estes recursos. Eles estudaram as moedas correntes brasileiras e de outros países, além de participarem do dia do empreendedor, uma iniciativa que no primeiro momento foi apenas demonstrativa, mas que deve evoluir para a prática de comercialização”, ressalta

O material didático foi desenvolvido pelo setor de educação da Cresol, Maryna Dahmer trabalhou na criação das histórias do “Poupe Poupe” que são personagens de animação que falam sobre educação financeira. Ela relata que o material tem despertado um resultado muito positivo nas crianças com relação aos personagens, criando até mesmo vínculo afetivo com eles: “Criamos a apostila e o vídeo, que são destinados ao 4º ano do fundamental, mas as crianças de um modo geral gostam muito do material, sobretudo do audiovisual, elas acabam se afeiçoando aos personagens e isso é muito gratificante.”

A Coordenadora do Colegiado de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi, destaca a importância de iniciativas como esta que proporcionam um futuro melhor para as crianças e para toda a comunidade: “Este projeto foi uma união de esforços e finalizar esta etapa com os multiplicadores, nos dá muita alegria em ver que nossas crianças terão em sua formação um dos temas do macro campo Economia da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e Currículo Regional, que deve ser implantada nas redes municipais de ensino de todos país e aqui está sendo realizada em parceria com os servidores públicos”, destaca.

A intenção é que o trabalho seja realizado de forma contínua e possa gerar ao longo do tempo gerações mais conscientes sobre finanças.

As crianças que tiverem interesse podem retirar gratuitamente o material didático nas agências da Cresol.  O vídeo do Poupe Poupo pode ser assistido no link: https://youtu.be/pA0Wicd1poc