ASSISTÊNCIA SOCIAL DA AMOSC REPRESENTA OS MUNÍCIPIOS DO OESTE EM REUNIÃO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE O SISTEMA APOIA

Como um dos objetivos dos Colegiados de Assistência Social da AMOSC, é proporcionar assessoria aos municípios, para a execução e desenvolvimento das políticas públicas, e análise, orientação do planejamento e a desempenho de ações no âmbito da Educação no Oeste de Santa Catarina.

A convite da própria Federação Catarinense de Municípios (FECAM), a Assistente Social Marlete Bruschi representou os 20 municípios que pertencem a AMOSC. Sendo assim, a participação dos Colegiados se torna indispensável quando o assunto em questão é o repasse de informações sobre o Programa Apoia, que já está ativo há mais de 20 anos no Estado, envolvendo a atuação das áreas de Assistência Social, Saúde, Conselho Tutelar e Educação para a garantia da permanência e retorno do educando à escola, de crianças e adolescentes.

O QUE É O PROGRAMA APOIA? 


O Aviso Por Infrequência de Aluno (APOIA) é um programa desenvolvido para combater a infrequência e evasão escolar, envolvendo famílias, escolas, conselhos e Ministério Público. Seu público-alvo são crianças e adolescentes de 4 a 18 anos incompletos que não completaram o ensino obrigatório.

Tem como objetivos principais a melhoria da qualidade de ensino, com o aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação, possibilitar o retorno de crianças e adolescentes dos 4 aos 18 anos à escola, para que concluam a educação básica, e portanto, garantir a permanência dos alunos na escola.