Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas em São Carlos para a reunião ordinária do Colegiado de Secretários de Educação da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. O grupo foi recepcionado pela equipe da secretaria de educação e a apresentação, na Praça da Matriz, pelas crianças do CEIM Criança Feliz.
A reunião de trabalho aconteceu durante todo o dia. No período matutino foi orientada pela Assessora educacional da AMOSC, Locenir de Moura Selivan e pelo contador da entidade Carlos Niec que tratou de temas como a Nova lei de licitação e processos de compras na área da educação, o ICMS Educação e aplicação de recursos do FUNDEB. Outros temas debatidos foram a implantação da Lei nº 13.935/19 que trata sobre o psicólogo escolar a assistente social nas escolas; segurança nas escolas e vigias ou outro profissional; programa de alfabetização da idade certa e o destaque do município de Paial entre os 07 municípios do Estado de SC com bom rendimento do processo de alfabetização das crianças. A secretária de educação Idete e a professora Íris participaram recentemente da pesquisa e relato de sua experiência junto ao Ministério da Educação, sendo que a professora nesta semana participou em Brasília do lançamento do programa de alfabetização na idade certa.
Na parte da tarde houve a visita a Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur onde conheceram o Laboratório de Ciências/Tecnologia e a Sala Maker, recentemente inaugurada. Os estudantes do 6º ao 9º apresentaram a experiência da Cooperativa Escolar COOPERPRATAS, uma ação que vem motivando os jovens a protagonizar a sua prática pedagógica e social junto à comunidade e as crianças da educação infantil também fizeram uma apresentação.
A coordenadora do Colegiado de Educação da AMOSC, Idete Zuanazzi Munarini, Secretária de Educação de Paial, ressaltou a troca de experiências exitosas entre os municípios proporciona o desenvolvimento da educação regional: “Foi uma reunião muito proveitosa, só temos a agradecer a acolhida do município de São Carlos, na pessoa do Secretário de Educação Sadi Baron e sua equipe. Idete destacou ainda a aprovação do Projeto sobre avaliação somativa, diagnóstica e recomposição das aprendizagens nas escolas da região da AMOSC, o trabalho será coordenador pelo professor Elcio Cecchetti e sua implantação será realizada no segundo semestre.