O Colegiado de Nutricionistas de Alimentação Escolar da AMOSC e representantes dos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos marcaram presença no Seminário Estadual de Alimentação Escolar, realizado nos dias 25 e 26 de abril na cidade de Videira/SC. O evento teve como objetivo discutir a qualidade da alimentação oferecida nas escolas, com destaque para a aquisição de alimentos da agricultura familiar.
A programação do evento promoveu palestras sobre o assunto, apresentando os possíveis desafios da resolução relacionada ao atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Pnae, a alimentação escolar adequada aos estudantes com necessidades alimentares especiais, seletividade alimentar, necessidades alimentares especiais na prática.
Na oportunidade, o Colegiado de Nutricionistas de Alimentação Escolar da AMOSC foi representado pelas nutricionistas do município de Sul Brasil, Paula A. Bernardi de Oliveira e Morgana Dalla Libera, que avaliaram o encontro positivamente, pois além de abordar temáticas importantes para a rotina escolar, ainda abriu a possibilidade de apresentar o trabalho que vem acontecendo pelo colegiado na região AMOSC. “Além de toda a palestra que realizamos, aproveitamos para divulgar o nosso livro de receitas, e para surpresa, todos queriam uma cópia do livro.”, enfatizou Paula.
Durante o momento, ainda aconteceram as oficinas, permitindo uma discussão mais aprofundada sobre cada temática: Receitas inovadoras do Pnae; legislação do Pnae, elaboração de chamadas públicas e compras públicas sustentáveis; alimentos orgânicos, transgênicos e ultraprocessados; elaboração de protocolos para atendimento à seletividade alimentar no contexto escolar, da saúde e da assistência social; educação alimentar e nutricional no currículo escolar; prevenção de doenças transmitidas por alimentos e água.
Entusiasmo com o seminário.
O secretário de Educação do município de São Carlos/SC, Sadi Baron, participou do evento e destacou a relevância da troca de experiências. Segundo ele, foi o primeiro seminário estadual que tratou sobre a merenda escolar, enfatizando bastante a legislação federal de que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), apesar de ser um programa federal que não pague toda a merenda escolar, possui regras que orientam os municípios de como proceder, principalmente na aquisição da agricultura familiar. E nós temos vários municípios que atingiram próximo a 100%, que é a meta. Por exemplo, São Carlos.
O secretário seguiu com seu relato destacando a parceria com a Epagri e ressaltou a importância das apresentações do Colegiado de Nutricionistas da AMOSC, incluindo o lançamento do Livro de Receitas em sua terceira edição. Ele ainda enfatizou a necessidade da merenda escolar para garantir a qualidade de ensino, especialmente com as novas restrições alimentares, e elogiando o papel do Colegiado na promoção de uma alimentação escolar de qualidade e na nutrição adequada das crianças da região.