Colegiado de educação da Amosc discute avanços e desafios em encontro bimestral no município de  Nova Erechim

Na última quarta-feira, 14 de agosto, os Secretários de Educação, equipes técnicas das secretarias dos municípios  que compõem a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), membros do Colegiado de Educação da Associação, reuniram-se em Nova Erechim para mais um encontro bimestral. O encontro teve como objetivo discutir temas sobre o desenvolvimento da educação na região, além de promover a troca de experiências e o fortalecimento das políticas educacionais locais.

A reunião iniciou com uma abertura cultural, seguida de uma apresentação sobre o que o município vem realizando na educação. Durante o encontro uma técnica  do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que de forma remota, abordou sobre o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), Plano de Ações Articuladas (PAR), e brevemente falou sobre o 5º ciclo Plano de Ações Articuladas (PAR-5).

Além disso, novas legislações e programas foram discutidos, incluindo a educação em tempo integral e as condicionalidades para o recebimento de recursos do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Ainda, foi abordado sobre a parceria da Amosc com o Sicoob para a Formação em Educação Financeira e Fiscal, com início previsto para o dia 30 de agosto. Iniciativa essa, já desenvolvida pela associação desde 2019 e agora conta com outras parcerias. O curso contará com quatro encontros presenciais e um remoto, visando preparar professores para trabalhar a educação financeira e fiscal nas escolas. Cada município terá três vagas disponíveis para a formação.

No decorrer do encontro foi feita uma parceria para a construção do plano de contingência de segurança nas escolas, que, segundo a  Coordenadora do Colegiado de Educação da Amosc, Idete Zuanazzi Munarini, já é pauta desde o primeiro Seminário de Segurança nas Escolas. O intuito do Plano é proteger as escolas da região contra violências e desastres naturais, na oportunidade estiveram presentes para auxiliar o colegiado de educação na criação do plano de contingência os  coordenadores regionais da Defesa Civil Regional, Vilson Zamboni e Luciano Peri. Durante a reunião foi formada uma Comissão Regional de Trabalho para estudo, aprofundamento e elaboração do Plano de Contingência de Segurança nas Escolas.

Ainda foi comentado sobre a segunda Feira de Tecnologia, Ciências, Arte e Cultura, inicialmente prevista para este ano, que foi adiada para 2025, considerando o calendário escolar apertado. Os secretários e as equipes pedagógicas foram orientados sobre as programações de 7 de setembro e avaliaram as formações realizadas durante o primeiro semestre de 2024, além de discutirem o papel das equipes multidisciplinares que atuam nas escolas e a respeito do andamento do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.

 

A assessora em educação da associação, também destacou que foram repassadas informações importantes sobre o monitoramento dos Planos de Educação, demonstrando o painel atualizado em 2024 que pode ser acessado aqui. Dados esses, oficiais, que podem servir de base para elaboração do relatório de monitoramento dos planos municipais de educação.