A reunião ordinária do Colegiado de Cultura acolheu o Colegiado de Turismo, para viabilizar ações conjuntas
Nesta segunda-feira, 02 de outubro, em reunião ordinária do Colegiado dos Dirigentes de Cultura, onde foi unificado ao Colegiado dos Dirigentes de Turismo. Os trabalhos comuns entre os dois colegiados e a relação próxima com patrimônios, vocações culturais que são turísticas também e eventos, foram os motivos da unificação. Outro ponto que determinou a decisão, foi o fato de que nos 20 municípios da AMOSC, as pastas normalmente estão atreladas já na base municipal pelo mesmo dirigente, ou seja, a mesma pessoa é responsável pelas duas áreas. Desta forma, os temas comuns podem ser debatidos nas reuniões, agilizados as ações de interesses comuns e fortalecidos no âmbito municipal e regional.
Durante a reunião foi ainda avaliada a Conferência Intermunicipal de Cultura, o andamento do edital de pareceristas e a publicação dos editais nos municípios da Lei Paulo Gustavo.
Para o Coordenador do Colegiado de Cultura e Turismo, Marcos Bettu, Diretor de Cultura de Pinhalzinho, a unificação vai fortalecer ainda mais o trabalho das áreas: “Somos gratos a todos que aceitam este direcionamento, porque a partir dele serão realizadas ações conjuntas como a criação de material gráfico para a divulgação do Turismo e da Cultura, para incentivar e promover o intercambio entre os próprios municípios. A gente percebe que já existe uma organização em cada local e ações conjuntas podem contribuir muito para o desenvolvimento de ambos os setores na região da AMOSC.” Ressalta
Foi reorganizada a diretoria do Colegiado unificando a partir de agora Cultura e Turismo, sendo o Marcos Bettu, Diretor de Cultura de Pinhalzinho, como Coordenador Geral. O Vice Coordenador Silvano Mayer, Secretário de Turismo de São Carlos, Secretária Geral, Gracieli Caovilla, Diretora de Cultura de Arvoredo e Cassiano Mezzonu, Secretário de Turismo de Águas de Chapecó como Primeiro Secretário.
Também foi eleita uma comissão de cada área. Da área Cultural ficaram como representantes Jefferson Ribas (presidente da fundação cultural de São Carlos), Sonia A. Chiarelo (diretora de cultura de Planalto Alegre) e Rosimara de Mattos Henn (diretora de cultura de Sul Brasil). Da área do Turismo ficaram Ana Paula Girardi (Diretora de Cultura e Turismo de Nova Erechim), Cristiane H. Fonseca (Diretora de Turismo de Guatambu) e Sonia C. Briancini (Responsável de Cultura e Turismo de Cordilheira Alta).