A programação do evento possibilitou contribuições essenciais para a cultura regional
O XII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura teve como propósito facilitar a integração entre as diversas regiões de Santa Catarina, destacando-se pela participação dos representantes da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O evento promove um debate amplo sobre as políticas públicas voltadas para o setor cultural, visando estabelecer um diálogo efetivo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o governo estadual, para fortalecer as ações dos programas culturais já existentes e criar oportunidades para futuras parcerias e colaborações.
O evento contou com a participação da coordenação do Colegiado de Cultura e Turismo da AMOSC, Marcos Bettu, diretor de Cultura de Pinhalzinho, com os Gestores Municipais de Cultura da região da AMOSC e a Consultora em Cultura, Roselaine Vinhas que palestrou no evento sobre Sistema Nacional de Cultura. Segundo ainda o coordenador do colegiado, a divisão da programação com diferentes oficinas trouxe uma abordagem dos assuntos de maneira prática e eficiente. “Na oficina em que participei, focamos em discutir diretamente o repasse dos valores dos programas voltados à cultura, além de mergulhar na análise do Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB e outros assuntos relevantes”, ressalta o coordenador Marcos Bettu.
O Fórum se evidencia pela ampla participação de stakeholders, incluindo gestores municipais de cultura, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes culturais e servidores públicos envolvidos diretamente na gestão cultural. Essa diversidade de participantes reflete a importância de envolver diferentes níveis e áreas de governo e sociedade civil para promover um ambiente cultural mais inclusivo e dinâmico em todo o estado de Santa Catarina.
O município pertencente à AMOSC, Chapecó, foi reconhecido durante o evento com um prêmio por suas práticas exemplares na área cultural. Chapecó também foi um dos municípios inscritos para sediar o próximo Fórum Catarinense de Cultura em 2025. O Colegiado de Cultura da região, estará empenhado para colaborar e realizar um excelente fórum em 2025.