Algumas linhas de crédito a juro zero podem ser contratadas ainda este ano
Na quinta-feira 20/07 foi realizada no auditório da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, uma reunião com o BADESC, Banco de Fomento do Estado de Santa Catarina. No encontro Ari Rabaiolli, presidente o Banco de Fomento do Estado, falou sobre as linhas de crédito disponível para os municípios e para a sociedade em geral.
A reunião foi realizada com a Gerência de Operações Municipais do BADESC, está realizando uma aproximação com as associações de municípios de todo estado. O objetivo é que demonstrar as diversas linhas de crédito, para fomentar o desenvolvimento local.
Entre as linhas de crédito do Pronampe que operam 60 meses para o pagamento com 12 meses de carência e 48 parcelas a juro zero, porém estas linhas estão dependendo da aprovação na Assembleia Legislativa para liberação final.
Foram apresentadas ainda linhas de mini crédito e crédito para grandes empresas, nelas o pagamento tem até 8 anos de carência e 16 anos para quitação. Há financiamento para obras com antecipação de 50% do valor na assinatura do contrato. A taxa para o empréstimo aos municípios é a Selic + 5,5% e em caso de bom IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, a taxa cai para 2,75% de juros.
Foram descriminados os valores disponíveis para cada município presente e após a reunião será realizado um roteiro de visitas nos municípios interessados.
O presidente da AMOSC, prefeito de Santiago do Sul, Julcimar Lorenzetti, ressalta que é importante saber a existência da disponibilidade dos valore, para ele: “estes recursos são possibilidades de obras, melhorias nos municípios e ainda recurso para movimentar as empresas em geral, que representa desenvolvimento financeiro e de uma cadeia de setores.”. Ao final o presidente da AMOSC agradeceu a presença de todos.