Com base no aprendizado obtido, profissionais de educação de 20 municípios seguem com compromissos educacionais
O IV Seminário Regional de Educação da AMOSC marcou o início de uma formação intensiva de 40 horas para mais de 600 profissionais da educação. As atividades de formação e reflexão seguirão ao longo do primeiro semestre, alcançando em julho o seu objetivo: a implementação do currículo, o qual já vem se consolidando como prática colaborativa e conta com a colaboração de 20 municípios da região.
A temática deste ano, Avaliação Formativa da Aprendizagem, segue em pauta com encontros e capacitações adicionais para professores, gestores escolares, estudantes e profissionais da educação, que estarão engajados junto às necessidades das redes de educação de cada município. A programação do IV seminário trouxe a presença de palestrantes com experiências diversas e apresentou novas perspectivas para os desafios enfrentados pelos docentes em sala de aula, oferecendo orientações práticas para melhorar o ensino e o aprendizado dos alunos.
Segundo a Coordenadora do colegiado de educação da AMOSC e Secretária de Educação de Paial, Idete Zuanazzi Munarini, todos saíram motivados e com novas estratégias para tornar suas práticas pedagógicas mais eficazes e importantes para o desenvolvimento dos estudantes. “Esperamos que os municípios, através de equipes pedagógicas e secretarias, cobrem dos seus docentes que vieram participar e tiveram acesso a um conteúdo claro e explícito, para que façam a diferença no dia a dia da escola e no aprendizado das crianças”, completa.
Seminário regional de Educação AMOSC
O Seminário Regional de Educação da AMOSC reforça o compromisso das instituições educacionais locais em oferecer formações de qualidade e relevantes para o aprimoramento constante da educação na região. Após o evento deste ano, foi anunciada a continuidade das atividades para o segundo semestre, com a organização II feira regional de conhecimento, ciências e tecnologia, arte e cultura prevista para ocorrer entre outubro e novembro.
Essa iniciativa visa integrar o trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do ano com as experiências dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e enriquecedor.
O Seminário foi instituído em 2018 pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), por meio do seu Colegiado de Secretários Municipais de Educação, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com a intenção de apoiar o movimento de reorganização curricular das redes públicas de ensino após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).