Na terça-feira, 22 de outubro, os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) se reuniram para a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em sua sede na cidade de Chapecó. Também estiveram presentes vice-prefeitos, secretários e representantes de diversos municípios da região.
Com as eleições municipais de 2024, foi necessária a desincompatibilização dos cargos de vários integrantes da Diretoria Executiva da AMOSC, já que diversos membros concorreram ao pleito. Passado esse período, os prefeitos voltam automaticamente aos cargos. A Assembleia analisou a disponibilidade dos prefeitos nesse retorno e reconduziu os integrantes da Diretoria. Dessa forma, assumiu a presidência da entidade o prefeito de Águas Frias, Luiz José Daga (Dinho). Daga assume interinamente a presidência da AMOSC até o final do ano. Durante a Assembleia, ele afirmou que pretende contribuir para manter o bom andamento da Associação nesta reta final.
O então presidente, Glauber Burtet, prefeito de Caxambu do Sul, deixou o cargo, que assumiu interinamente em junho de 2024, retornando à sua função na Diretoria Executiva como 1º Secretário. Burtet avalia seu mandato à frente da maior instituição representativa de municípios do estado de Santa Catarina como um desafio cumprido. Durante a Assembleia, o prefeito valorizou o trabalho realizado pela equipe da AMOSC e destacou sua relevância para o fortalecimento dos municípios. “Participei, como presidente da AMOSC, de inúmeros grandes eventos, ações e discussões neste período. A AMOSC é uma instituição fundamental para o desenvolvimento regional e me orgulho muito de ter estado à frente de sua presidência”, ressaltou Burtet.
Outro tema debatido foi a reestruturação de alguns setores da AMOSC para aperfeiçoar os serviços prestados, seja pela contratação de novos membros ou pela terceirização de serviços. Diversos dados e composições foram analisados, e estudos de viabilidade e sustentabilidade foram apresentados aos prefeitos. Uma das deliberações foi a expansão dos serviços de engenharia e agrimensura por meio da contratação de novos profissionais para 2025.
Na Assembleia, foram apresentadas as movimentações financeiras além do parecer do Conselho Fiscal e a homologação da Resolução, ambos votados e aprovados. Além disso, destacaram-se os novos investimentos realizados pela AMOSC, como aquisição de drone e veículo para as atividades junto aos municípios, bem como o desenvolvimento de novos sistemas de TI. Essas iniciativas visam aprimorar a coleta de dados e informações de indicadores, além de permitir assessorias que contribuam para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pela Associação. No momento, também foi realizada a prestação de contas trimestral, conforme prevê o Estatuto Social da entidade, com a apresentação do relatório financeiro do período.