Ampliação do Tempo Integral: Avanços e Desafios na Região da AMOSC

Comitê Regional de Educação Integral reúne-se com a diretoria do Colegiado de Assistência Social da AMOSC para estabelecer parcerias estratégicas

 

O Comitê Regional de Educação Integral dos municípios da AMOSC reuniu-se para discutir a organização da ampliação do tempo integral nos municípios que aderiram à pactuação com o programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal. Na oportunidade, a diretoria do colegiado de Assistência Social da AMOSC participou da reunião com a intenção de ampliar a questão do trabalho intersetorial também com outras políticas públicas, como a assistência social e a saúde. Alguns municípios têm a experiência de tempo integral ampliado em parceria com a Secretaria da Agricultura, EPAGRI e outras instituições.

 

Os municípios que pactuaram com o programa, estão recebendo recursos que servem como suplementos para ampliar o processo de matrícula dessas crianças. Na região, várias escolas já realizam o atendimento em tempo integral e este ano ampliou-se o atendimento em algumas escolas, não com todos os estudantes matriculados, mas de forma gradual.

 

Desde 2023, são realizadas periodicamente reuniões a fim de orientar e elaborar uma minuta de documentos da Política Municipal de Tempo Integral nos municípios da AMOSC. O comitê regional de educação é composto por Secretários Municipais de Educação, alguns representantes técnicos da Secretaria de Educação, também representantes da Universidade Federal Fronteira Sul.

 

Os documentos e avaliações do comitê serão agora enviados para as escolas da região para serem discutidos e analisados junto às equipes dos municípios, e posteriormente encaminhados para aprovação pelo Conselho Municipal de Educação.

 

Em breve as secretarias municipais e equipes técnicas, irão participar de uma formação continuada no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral. A data de hoje é o último dia para os gestores fazerem inscrições de vagas remanescentes no sistema integrado de monitoramento e controle do Ministério da Educação para participar do processo de formação.