Chapecó, setembro de 2023 – o “Programa Guarda Subsidiada na Família Extensa,” foi tema de capacitação na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) durante a semana de 18 a 22 de setembro no Auditório da AMOSC, das 8h às 17h. O evento foi financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) Estadual e organizada em parceria com a ACER Brasil e o Instituto Arns. O objetivo principal do evento é fortalecer o acolhimento e a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles que foram vítimas de violência.
Uma das particularidades deste programa é a ênfase na guarda subsidiada na família extensa, uma alternativa de acolhimento que prioriza a manutenção do vínculo familiar mesmo em situações complexas. O programa visa proporcionar às crianças e adolescentes um ambiente seguro e estável dentro do seio familiar estendido, reduzindo o impacto emocional causado por eventos traumáticos.
A capacitação foi direcionada à Equipe Técnica de Proteção Social Especial dos Municípios da AMOSC. Cada município participou com no mínimo dois técnicos, totalizando 50 vagas disponíveis. A capacitação será ministrada pela Psicóloga Kelly Lima, que já implantou e coordenou o Programa de Guarda Subsidiada em municípios como Diadema e Santo André em São Paulo, além de prestar supervisão técnica em Felipe Guerra, no Rio Grande do Norte. Ela também realiza treinamento e supervisão técnica no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará.
A metodologia da formação incluiu uma abordagem prática e teórica, com a apresentação de casos reais e discussões de estratégias de intervenção. Será uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais da área, visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região.
Arquivos