Cronograma idealizado pelo Colegiado de Educação da AMOSC reúne mais de 300 profissionais da Educação
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), através do Colegiado de Educação promoveu uma série de capacitações voltada para professores do ensino infantil e fundamental, envolvendo mais de 300 participantes. Os encontros são uma continuidade de ações já iniciadas em fevereiro e março deste ano.
A formação continuada aconteceu com um cronograma pensado de 22 a 23 e de 27 a 29 de maio. Um dos encontros destaque, realizou-se na quinta-feira (23/05), no plenário do Bloco D1 na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com a presença do palestrante Gilvanio Pedroso. O objetivo principal desta capacitação foi proporcionar aos professores ferramentas e estratégias para que atuem como mediadores eficazes do processo de leitura. Segundo a Assistente de Educação da AMOSC, Locenir Selivan, os municípios já estão desenvolvendo ações nos cantinhos da leitura, “então, a gente resolveu proporcionar uma oficina em parceria com a Feira do Livro, organizada pela Unochapecó e pela Fundação Cultural de Chapecó”, explica.
A série de formações continua até o final do mês de julho. A sequência prevê ainda que no mês de junho ocorra a atuação prática em sala de aula e nas datas de 18 e 19 de julho, já está agendado o V seminário Regional de Implementação do currículo: alfabetização, temas transversais contemporâneos e relatos de Experiências nas Escolas da Região da AMOSC.
Formação continuada para professores da educação infantil: Mês de maio
A formação para os profissionais da educação infantil da região AMOSC, ocorreu no dia 23 de maio, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com a presença das formadoras, Alvine Gaulke, Cláudia Fantin, Joce Possa, Márcia Moreno e Locenir Selivan, durante o dia os assuntos abordaram o direito da criança, o percurso investigativos nas pedagogias participativas, a estimulação precoce, documentação e organização de portfólios de aprendizagem, e ainda uma reflexão sobre ser professor para educação infantil. O momento final foi de troca entre os profissionais para tirar dúvidas e trocar experiências.
Formação continuada para professores da educação fundamental: Mês de maio
As formações para profissionais do ensino fundamental, iniciaram no dia 22/05, em Serra Alta, com o estudo do Caderno de Orientações Metodológicas dos Temas Contemporâneos Transversais, com os professores formadores Locenir de Moura Selivan da AMOSC e Willian Simões da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
No dia 23, as formações continuaram em três polos diferentes, em Caxambu do Sul, integrando os municípios de Planalto Alegre e Guatambu com as formadoras Marizete da Silva Matiello, Rosane Meneghetti, Márcia Moreno, Angela Zamoner e Lilian Schwinn Rodrigues, que explanaram o Caderno de Orientações Metodológicas de Linguagens. Foi realizada também, a formação a partir do Caderno de Orientação Metodológico de Ciências Naturais, no polo de Formosa do Sul, integrando professores de Jardinópolis, União do Oeste e Santiago do Sul, com as professoras formadoras Ieda Pertuzatti e Fernanda Vicenczi de Nova Erechim. A programação deste dia contou com a segunda Oficina para Mediadores de Leitura, na Unochapecó em parceria com a Feira do Livro, essa contemplou os professores alfabetizadores do 1º e 2º ano das Redes Municipais de Ensino da região da AMOSC.
O cronograma se estendeu no dia 27 com formações no município de Nova Erechim, onde participaram professores de Nova Itaberaba e Águas Frias, contemplando o Caderno de Orientação Metodológica em Matemática, com as formadoras Ieda Pertuzatti e Fernanda Vicenczi. No dia 29 de maio, o município de Águas de Chapecó integrou professores de São Carlos, para familiarizar-se com o Caderno de Orientação Metodológica Ciências Humanas, com as formadoras Josiane Kamin, Sabhrina Frigeri e Teresa M. da Silva Dill, e no município de Arvoredo, participaram professores de Paial e Coronel Freitas, para entender sobre o Caderno de Orientação Metodológica Tecnologias Digitais, com os formadores Nilce Scheffer, Rosana Binotto e Carina Matievicz.