AMOSC e SINDICONT realizam curso sobre a retenção de Imposto de Renda em órgãos públicos

Participaram da formação cerca de 50 pessoas do grande oeste

A AMOSC Associação do Municípios do Oeste de Santa Catarina realizou na manhã desta terça-feira (31/10/23) o curso sobre retenção de Imposto de Renda por órgãos públicos estaduais e municipais. Participaram contadores das prefeituras associadas a AMOSC e da AMAI – Associação dos Municípios do Alto Irani.

A capacitação destacou importância da realização do processo de retenção dos impostos na fonte da forma correta, a informação dos dados equivocada ou a não retenção pode gerar penalidades aos órgãos públicos, para ajustar estes processos de forma prática, a capacitação foi realizada por meio do trabalho do Sindicont Sindicato dos Contabilistas da Região de Chapecó. As mudanças na responsabilidade tributária foram estabelecidas pela Lei Complementar nº 190, de 2022, a novidade é justamente a retenção do imposto na fonte para Pessoas Físicas como para funcionário, fornecedores e prestadores de serviços.

Para o Secretário Executivo da AMOSC, Celso Galante, este trabalho em conjunto com o Sindicont, proporcionou aos participantes e ainda aos cofres públicos, um valor mais justo pelo curso, além de uma formação altamente qualifica: “Estamos muito satisfeitos com esta primeira capacitação e queremos oferecer aos municípios outras formações que possam facilitar o trabalho dos agentes públicos dentro das exigências das leis”, destacou. Celso explica ainda que as vagas excedentes foram gentilmente cedidas aos municípios da AMAI, que também puderam participar da capacitação.

O curso foi realizado pela contadora Juliana Marília Martins que é consultora tributária, palestrante, com “MBA em Planejamento Tributário” e professora universitária de Planejamento Tributário e Cruzamentos de Informações, em diversas universidades.

Imagens: MB Comunicação