O objetivo da formação é dar continuidade a implantação do Currículo Referência elaborado regionalmente a partir da Base Nacional Comum Curricular BNCC
O III Seminário Regional de Implantação do Currículo do Ensino Fundamental: práticas curriculares da região da AMOSC, realizado na UFFS nos dias 18 e 19 de julho. Durante a abertura o Coral Infantil de Nova Itaberaba e a Banda de fanfarra de Águas Frias fizeram apresentações culturais. O presidente da AMOSC, prefeito de Santiago do Sul, Julcimar Lorenzetti, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da parceria entre a Associação e as universidades.
A formação continuada iniciou em fevereiro desde ano com o II Seminário, foram realizados dois encontros e oficinas práticas. Neste III seminário contou com palestrantes, como é o caso do José Moran da Universidade de São Paulo, que abordou sobre Cenários e estratégias para desenvolver uma aprendizagem humanista e digital no contexto atual da escola, diálogo mediado pela professora Rosane R. Binotto.
A professora Adriana Andreis, mediada pelo prof. Willian Simões apresentou uma experiência positiva sobre o “Projeto Nós Propomos”, desenvolvido no município de Planalto Alegre. O professor Alexandre Matiello apresentou sobre os territórios educativos em uma educação do ambiente construído.
O presidente da AMOSC, prefeito de Santiago do Sul, Julcimar Lorenzetti, agradeceu as universidades parceiras, e a todos os professores formadores que atuaram neste processo: “Queremos agradecer a todos aos professores da educação básica que se dedicam e todos os secretários de educação e suas equipes que apoiam esta iniciativa, participando e promovendo o desenvolvimento da nossa região, este é o grande objetivo deste projeto”.
Durante os dois dias de formação houve o compartilhamento de relatos de experiências das práticas dos professores, que ocorrem nas escolas durante o primeiro semestre e relato dos professores formadores da prática de elaboração do Caderno de Orientação Metodológica de forma interdisciplinar.
Foi ainda apresentado o projeto que será desenvolvido no segundo semestre sobre avaliação diagnóstica e recomposição de aprendizagem e sobre a implantação do Portal Educação da AMOSC que está sendo desenvolvido como ferramenta de apoio aos professores da região.
Segundo a coordenadora do colegiado e secretária de educação de Paial, a formação faz parte de uma trajetória importante construída na região da AMOSC integrada ao Currículo Regional e tem colaborado com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da região: “O Seminário proporciona a formação continuada aos professores faz parte do processo de valorização e garantia da qualidade da educação dos estudantes”.
A formação é uma parceria entre AMOSC, Universidade Federal da Fronteira Sul e Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.
Formação dos professores da Educação Infantil
Dias 20 e 21/07 ocorre formação continuada com os professores de educação infantil que iniciou em fevereiro e conclui uma etapa com partilha de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas com os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Durante a formação foi discutido sobre contextos investigativos, documentação pedagógica, planejamento, plano de ensino, avaliação, desenvolvimento infantil e práticas pedagógicas.
Formação para serventes e merendeiras
Em paralelo as formações de professores também estão ocorrendo em municípios polos como São Carlos, Guatambu e Serra Alta a formação para a equipe de apoio das escolas, como é o caso das serventes e merendeiras dos municípios, a equipe está em aperfeiçoamento constante. Esta formação está sendo realizado pelas nutricionistas dos municípios com parcerias locais com áreas da saúde e assistência social.