Aquisição visa otimizar tempo e serviços
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) adquiriu um drone com o intuito de fortalecer a capacidade de captação de imagens aéreas para auxiliar no planejamento urbano dos municípios da região. O equipamento, que conta com tecnologia de ponta, possibilitará a obtenção de imagens detalhadas e em alta resolução de áreas urbanas e rurais, proporcionando uma visão abrangente e precisa do território.
Benefícios para os Municípios
O drone foi a campo pela primeira vez com o Técnico de Agrimensura da AMOSC, Alan Pizzinatto Santos, para auxiliar em um projeto de pavimentação asfáltica no município de Pinhalzinho, na estrada da Linha Santa Terezinha. O equipamento também já foi utilizado como apoio na elaboração do projeto de uma via marginal na BR 282, em Cordilheira Alta.
O técnico, Alan Pizzinatto Santos, explica que o uso do drone nestes dois projetos ajudou nos levantamentos topográficos antes feitos com equipamentos tradicionais, “e ainda o produto final, é de uma imagem aérea muito detalhada, que facilita a identificação dos elementos de campo. O drone, será o nosso aliado para a coleta de dados e vai reduzir o nosso tempo em campo, agilizando os processos para as tomadas de decisões.”.
Os municípios poderão solicitar diretamente à AMOSC serviços específicos utilizando o drone, como a realização de voos para esclarecer dúvidas sobre áreas municipais ou planejar/mapear expansões urbanas. O Drone seguirá uma agenda e já tem futuros trabalhos pela frente para auxiliar o setor de agrimensura, em projetos de Regularização Fundiária Urbana.
Funcionalidades e aplicações
O drone, do modelo DJI Mavic 3 Enterprise, apresenta uma ampla gama de funcionalidades, com destaque para seu uso em projetos de mapeamento e engenharia. Ao contrário dos métodos tradicionais, que demandam dias para levantamentos em campo e processamento, o drone agiliza o processo através da aerofotogrametria. Essa técnica, baseada na captura de imagens aéreas, permite a geração de mapas detalhados e a realização de medições precisas, tornando-se uma opção mais dinâmica e eficiente.
Segundo o Engenheiro Agrimensor da AMOSC, Carlos Alexandre de Oliveira, o drone possibilita uma variedade de aplicações, desde a elaboração de projetos de loteamento até o planejamento urbano. Além disso, sua utilização na fiscalização tributária é destacada, permitindo o recadastramento imobiliário e a identificação de construções não regularizadas. “Alguém que realizou uma edícula em sua residência e não notificou, ou não apresentou projeto na prefeitura, com as imagens feita pelo drone a Administração Municipal consegue identificar e realizar os encaminhamentos necessários para a regulamentação.”, explica Carlos.
Outro ponto importante dessa tecnologia é que pode ser aplicada em diversas áreas, desde o monitoramento de recursos naturais até a identificação de áreas propensas a desastres naturais. O drone adquirido pela AMOSC é reconhecido como um dos melhores do mercado para mapeamento. Equipado com uma câmera de obturador mecânico, ele é capaz de capturar imagens de alta qualidade mesmo em alta velocidade de voo. A precisão é garantida pelo módulo RTK, que inclui um GPS geodésico, permitindo que o drone localize e mapeie áreas com extrema precisão. Essa tecnologia possibilita a identificação de objetos no solo com uma precisão de até dois centímetros.
Imagem feita pelo drone para o projeto em Cordilheira Alta.
Imagem feita pelo drone para o projeto no município de Pinhalzinho, na estrada da Linha Santa Terezinha.