A Secretaria de Assistência Social oferece várias atividades para o resgate e difusão do artesanato. As oficinas são realizadas três dias por semana, no Cras, para diferentes grupos e envolvem 65 alunos.
O Grupo Mulher Rendeira desenvolve atividades nas tardes de quarta-feira e nas noites de segunda e quarta-feira, para alunos com mais de 18 anos de idade. Já o Grupo Criarte é formado por adolescentes de 12 a 18 anos, na tarde da segunda-feira e manha de quinta-feira.
A diretora do Cras, Simone Rottava Ferrari, comenta que além da movimentação artística-cultural, o artesanato representa economia doméstica e uma renda extra para os alunos. “Os participantes deixam de gastar dinheiro para comprar toalhas com desenhos, por exemplo, pois as fazem no curso. E algumas também comercializam seus trabalhos, por exemplo, na feira do aniversário do município”, destaca.
Eventualmente são oferecidas oficinas de artesanato abertas para toda a comunidade. A primeira deste ano será realizada dia 23 de maio, com inicio as 13h30, na sala do Cras, com oficina de ponto russo.
Simone agradece a participação dos alunos e comenta que se houver interesse de novas pessoas, devem se inscrever no Cras. “As turmas hoje estão cheias, porém quem tiver interesse pode se inscrever conosco para ficar no cadastro e ser chamado quando abrir vaga”, finaliza.