Vacina contra febre amarela está disponível na unidade de saúde

O incentivo à imunização contra a febre amarela está sendo reforçado pelo Ministério da Saúde e pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) em virtude das notificações de casos e óbitos suspeitos de febre amarela, em alguns municípios do país. Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil.

Apesar de Santa Catarina não registrar casos de febre amarela em humanos desde 1966, a vacinação contra a doença é indicada para 100% da população dos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV). Fazem parte os municípios do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Serra. e a população deve ficar atenta para receber a vacina.

Conforme a Enfermeira Chefe da Unidade Básica de Saúde de Santiago do Sul , Ivonete Gonçalves , a unidade oferece a imunização contra a febre amarela de forma gratuita. Segundo ela, as pessoas devem procurar a unidade de saúde e solicitar a vacina, caso não apresentem dois carimbos na sua carteira de vacinação referentes as duas doses da vacina.

Ivonete ainda explica que essa vacina é normalmente aplicada na criança aos nove meses de idade e depois ela recebe o reforço, aos quatro anos. Caso a pessoa não tenha sido imunizada quando criança, as doses podem ser aplicadas a qualquer momento, mas o intervalo entre as duas será de dez anos. Ela ainda recomenda que idosos acima de 60 anos, gestantes e lactantes devem ser avaliados previamente por médicos antes de serem vacinados.

A imunização oferece total proteção contra a doença, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte.

Cesar Antonio
ASCOM-PM SANTIAGO DO SUL
Watts:984288119