Vandalismo: Lata de tinta é despejada em tanque de tratamento de água

O abastecimento de água potável para todo perímetro urbano de Sul Brasil ficou comprometido depois de um ato de vandalismo na noite desta quarta-feira, dia 18. Uma lata com tinta usada em construção foi despejada em um dos tanques da Estação de Tratamento de Água.

A ação grotesca foi percebida pelo responsável pelo funcionamento da estação no início do expediente da manhã. O que lhe chamou atenção inicialmente foi se deparar com tinta esparramada por toda a estação e imediatamente houve a conferência dos tanques que apresentaram indícios de vandalismo. Foi realizada limpeza total do sistema de tratamento de água e, inclusive, ao fundo de um dos tanques foi encontrada uma lata de tinta. A água poluída não entrou na rede de distribuição de água.

A Estação de Tratamento de Água está localizada em um ponto isolado, no Bairro São Cristóvão, próximo à ASSUB, e até agora nenhuma testemunha foi localizada. A Administração Municipal está tomando as devidas providências junto às polícias Militar e Civil.

O prefeito Éder Marmitt lamenta o fato. “O que leva uma pessoa concordar e cometer esse tipo de vandalismo? Por sorte a água contaminada com a tinta não foi para a rede de distribuição, isso seria um enorme estrago e transtorno. Temos 450 famílias que recebem essa água nas torneiras de suas casas, seria um caos, e ainda mais com a realização do rodeio que deve atrair mais de 8 mil pessoas nesses dias”, comenta.

O tratamento ficou interrompido durante a manhã e está normalizado desde o início da tarde. “Os sulbrasilenses e os visitantes do rodeio podem ficar tranquilos, o tratamento está normalizado e colocaremos vigilância noturna no local para evitar um novo acontecimento lamentável como esse”, finaliza o prefeito.

 


Diego Kirch
Assessoria de Comunicação e Cultura
(49) 8412-0789
cultura@sulbraril.sc.gov.br
www.sulbrasil.sc.gov.br