CIDEMA credencia outro estabelecimento no SISBI

A Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo – CASA DO MEL, empresa que atua na fabricação de produtos das abelhas, situada em Quilombo – Município membro do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) – aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-SUASA). A iniciativa padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar, permitindo a venda dos produtos Catarinenses em todo o Brasil.

O Programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PROSUASA), criado em 2012, é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada Município consorciado com objetivo de fortalecer ainda mais as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos no Município. Em contrapartida, os Municípios oferecem  os profissionais para as inspeções e fiscalização.  

O Diretor Executivo do CIDEMA – Morciel de Araújo Faraum, e o Médico Veterinário Alan Dinis Michels enfatizam a importância da adesão ao SISBI-SUASA, ao destacar que oportuniza o acesso à novos mercados, agrega valor sobre os produtos, garante maior segurança alimentar ao consumidor final e assegura a saúde pública. Também promove o desenvolvimento local e a inclusão social em todo o País.
Segundo o presidente do CIDEMA e prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, o credenciamento pode ser obtido por empresas de toda a cadeia produtiva de origem animal e vegetal. “É importante que os agricultores e as agroindústrias busquem o credenciamento, pois a partir desta proposta poderão comercializar produtos em todo o território nacional e, com isso, desenvolver seus negócios e fortalecer a economia de seus Municípios”.
Informações sobre adesão ao SISBI/SUASA podem ser obtidas nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados ao CIDEMA.

SUASA

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) é organizado sob a coordenação do Poder Público nas várias instâncias federativas. Inclui o controle de atividades de saúde, sanidade, inspeção, fiscalização, educação, vigilância de animais, vegetais, insumos, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.

SISBI/POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), têm por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é o órgão coordenador do sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal , dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o SIF. São os sistemas integrantes do SUASA que têm por objetivo inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal.

ADESÃO DO CIDEMA AO MAPA

Em janeiro de 2015, foi publicado no Diário Oficial da União a portaria nº 1, de Janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos Municípios consorciados, adesão ao SISBI-POA.

Também fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, entre elas o entreposto de ovos Granja Schwendler (SIEME OVOS) de São Carlos, JBF Industria e Comércio de Alimentos LTDA-ME (BOFF BURGER) de Coronel Freitas e o entreposto de ovos Eduardo Breansini (BENTO OVOS) de Cordilheira Alta-SC.