Alunos e professores envolvidos em projeto

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Arvoredo, através do Projeto de Formação Continuada edificado pela Amosc, estão desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto Valores, Família/Escola.

A Escola Municipal Chapada Alta está desenvolvendo o projeto desde o início do ano letivo, pois entende que a escola é um espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano.
Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, pois é na relação que os valores se tornam relevantes.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas relações do dia a dia e os educadores precisam assumir esse compromisso, acreditando numa sociedade mais humana e justa. Valores só tem sentido quando mexem com a emoção, pois transforma e forma o caráter. Dentro desta visão, é importante trabalhar a interação na atuação de professores e alunos, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano escolar.

A Escola Núcleo Municipal Benta Cardoso também está desenvolvendo o projeto desde o início do ano letivo. O projeto surgiu da necessidade de se resgatar alguns valores dentro e fora do ambiente escolar, envolvendo desta forma, a escola, a família e comunidade.
O objetivo é proporcionar ao aluno condições para que o mesmo se conscientize da necessidade de respeito entre todos e em todas as situações.
As atividades desenvolvidas buscam a integração entre escola e família, pois esta parceria é fator fundamental para o sucesso. O projeto iniciou com uma peça de teatro apresentada pelos professores que são os responsáveis pela implementação das atividades.

O projeto é interdisciplinar e dinâmico o que possibilita adequar e transfomar algumas ativdades de acordo com a situação apresentada. Algumas mudanças já ocorreram, mas o maior desafio dos professores e direção das escolas, é fazer com que as crianças possam vivenciar os valores e que estes estejam presentes em qualquer momento da sua vida.

Entre as atividades desenvolvidas, estão a exposição do projeto aos pais, assistir filmes que abordam os valores, leitura de textos informativos e fábulas, dramatização de textos referentes a valores, ouvir as histórias de pessoas mais velhas sobre os valores das famílias de outras épocas, realização de dinãmicas refeltindo sobre valores, comportamentos e atitudes, confecção de murais, conversas informais aproveitando acontecimentos do dia a dia, recreio das cores, recadinhos do coração, contação de histórias, telefone sem fio e dinâmicas sobre valores integrando as equipes em um mesmo desenho.


Vania de Souza Dal Pozzo
Jornalista 99796507