Família é tema de encontro com usuárias de programa social

Na tarde de terça-feira (1º) o público beneficiado pelo Programa Bolsa Família participou da última atividade de 2015, organizada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardinópolis. O evento contou com uma palestra realizada pela psicóloga Adílmia Malacarne com o tema: Relações Familiares.

Ela abordou ao público presente, composto por mães, que a família tem um papel essencial na constituição do caráter e da personalidade dos filhos. Para a psicóloga, a relação de diálogo e entendimento entre os componentes do grupo familiar, no dia a dia, colabora na educação de crianças e adolescentes.

Adílmia comentou as mães participantes que, nos casos de discórdia, brigas e desrespeito entre casais ou com os filhos, a estrutura do lar dessa família fica insegura. Propensa à situações vulneráveis à violência doméstica, consumo de drogas (lícitas ou ilícitas) e falta de afeto no ceio familiar.

Um ponto polêmico apontado na palestra foi sobre a importância do sim e do não na relação entre pais e filhos. “A gente constata a dificuldade de impor limites sem violência, com respeito e cuidado as palavras e atitudes”, relata. Ela alerta para os pais imporem limites e, quando necessário, dizer não, explicando os motivos, sem à necessidade de radicalizar e usar à violência para impedir uma ação dos filhos. “Lembrem-se: violência gera violência”, salienta.

O público participante ouviu da palestrante que a família é o principal responsável pela educação das crianças. “Enganam-se os que pensam que a função de educar é da escola. Educação é diferente de escolarização”, disse. Adílmia ressaltou as mães para assumirem sua responsabilidade no meio familiar de contribuir na formação dos filhos, com ensinamento, amor, diálogo e atenção.

Para a assistente social Rosane Paloschi esse encontro foi proporcionado para estimular a reflexão e conscientizar as mulheres para interagir com os familiares. O propósito é fazer com que as usuárias do Programa Bolsa Família reflitam sobre o seu papel na família e como podem melhorar.

No final da palestra foram sorteados brindes e foi servido um lanche. Esta foi a última atividade do ano para os usuários do Programa Bolsa Família.

Representantes no Conselho

Aproveitando o momento, a equipe do Cras promoveu a escolha das duas representantes dos usuários do Programa Bolsa Família no Conselho Municipal de Assistência Social. As participantes escolheram como titular Jucelei Tavares dos Santos e suplente Vanusa Gonçalves da Silva Siqueira.

Mais fotos: www.jardinopolis.sc.gov.br